A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

27/07/2011 13:15

Cheia do rio Paraguai desaloja famílias em ilha próxima a Porto Murtinho

Aline dos Santos

Há três dias marcando 6,8 metros, a cheia do rio Paraguai desalojou famílias em Isla Margarita, ilha no território paraguaio localizada a 700 metros de Porto Murtinho.

Do lado brasileiro, um dique protege a cidade sul-mato-grossense, suportando pico de até 9 metros. “A ilha fica muito mais baixo e a água invadiu as casas”, relata o coordenador da Defesa Civil de Porto Murtinho, Vilson Rolon de Campos.

De acordo com ele, as famílias desalojadas são atendidas pela defesa civil nacional do Paraguai. “Foram levadas para a Colônia Peralta. Mas alguns se negaram a sair”, conta. Com parentes do lado brasileiro do rio, oito famílias buscaram abrigo em Porto Murtinho.

Conforme o coordenador, a expectativa é que a partir do dia 30 de julho o nível do rio comece a baixar. “Em Corumbá, Porto Esperança, Ladário, está baixando 3,4 centímetros por dia”, conta.

As medições do rio são feitas pela Marinha. “Em Porto Murtinho, não há situação de emergência. O dique deu tranquilidade para a cidade”, salienta. Conforme o coordenador, a pior cheia foi em 1979, o rio chegou a 9,8 metros.

A medição do rio também é monitorada pelo Corpo de Bombeiros. “Os mais antigos falam que há 12 anos não tinha uma cheia dessas”, afirma o sargento Eluiz Silva Paulon.

A propagação das cheias do rio Paraguai se dá ao longo de vários meses do ano, caracterizando o lento escoamento das águas no Pantanal.

Rio Paraguai marca abaixo de 5m e sai da zona de atenção de cheia
O rio Paraguai deixou a chamada Zona de Atenção de cheia e segue em franca fase de redução de nível, medindo menos de 5 metros na régua de Ladário. ...
Nível do rio Paraguai segue alto em Murtinho, mas cai na região de Corumbá
O nível do rio Paraguai, em Porto Murtinho, segue em alta e marca nesta terça-feira 6,79 metros, segundo informações do Corpo de Bombeiros de municíp...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions