ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Cheia do rio Paraguai desaloja famílias em ilha próxima a Porto Murtinho

Aline dos Santos | 27/07/2011 13:15

Há três dias marcando 6,8 metros, a cheia do rio Paraguai desalojou famílias em Isla Margarita, ilha no território paraguaio localizada a 700 metros de Porto Murtinho.

Do lado brasileiro, um dique protege a cidade sul-mato-grossense, suportando pico de até 9 metros. “A ilha fica muito mais baixo e a água invadiu as casas”, relata o coordenador da Defesa Civil de Porto Murtinho, Vilson Rolon de Campos.

De acordo com ele, as famílias desalojadas são atendidas pela defesa civil nacional do Paraguai. “Foram levadas para a Colônia Peralta. Mas alguns se negaram a sair”, conta. Com parentes do lado brasileiro do rio, oito famílias buscaram abrigo em Porto Murtinho.

Conforme o coordenador, a expectativa é que a partir do dia 30 de julho o nível do rio comece a baixar. “Em Corumbá, Porto Esperança, Ladário, está baixando 3,4 centímetros por dia”, conta.

As medições do rio são feitas pela Marinha. “Em Porto Murtinho, não há situação de emergência. O dique deu tranquilidade para a cidade”, salienta. Conforme o coordenador, a pior cheia foi em 1979, o rio chegou a 9,8 metros.

A medição do rio também é monitorada pelo Corpo de Bombeiros. “Os mais antigos falam que há 12 anos não tinha uma cheia dessas”, afirma o sargento Eluiz Silva Paulon.

A propagação das cheias do rio Paraguai se dá ao longo de vários meses do ano, caracterizando o lento escoamento das águas no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias