ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Chuva deste sábado chega a 55 milímetros e volta a ameaçar estação de água

Volume de chuva em 12 dias já chegou a 216 milímetros, quase 30% acima da precipitação total geralmente registrada em dezembro

Helio de Freitas, de Dourados | 12/12/2015 12:51
Rio Dourados alagou estação de tratamento de água da Sanesul na quinta-feira (Foto: Eliel Oliveira)
Rio Dourados alagou estação de tratamento de água da Sanesul na quinta-feira (Foto: Eliel Oliveira)

Neste sábado (12) já choveu quase 60 milímetros em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O volume de água em dezembro pode ser recorde pelo terceiro mês consecutivo na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Com a chuva de hoje, o acumulado em 12 dias se aproxima de 215 milímetros – o total normalmente registrado em dezembro é de 176mm, segundo a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.

A continuidade da chuva forte preocupa os moradores, já que a cidade corre risco de ficar desabastecida de água tratada. Na quinta-feira, após a chuva de cem milímetros, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) chegou a desligar por duas horas o sistema de captação do Rio Dourados, que funciona na estação de tratamento ao lado do rio.

Parte da estação chegou a ser inundada pela cheia do rio, considerada a maior dos últimos 50 anos. Neste sábado, segundo a Sanesul, por enquanto não houve necessidade de desligar o sistema, mas se a cheia do rio aumentar, quase 50% dos 210 mil habitantes da cidade podem sofrer com o desabastecimento, já que essa parte da população é abastecida com a água captada do rio. O restante recebe água de poços artesianos.

Fátima do Sul – No município de Fátima do Sul, a cheia do rio inundou a Vila dos Navegantes, próxima à MS-376. Várias famílias foram removidas nesta sexta-feira (11) e levadas pela prefeitura para o Centro Conviver.

Por enquanto o tráfego na rodovia continua liberado, mas se o nível do rio subir ainda mais a ponte poderá ser interditada, segundo o Corpo de Bombeiros. Ontem, a água do rio chegou a invadir um trecho da Avenida 9 de Julho, a principal da cidade.

Em Fátima do Sul, cheia do Rio Dourados desabrigou famílias da Vila dos Navegantes (Foto: Eliel Oliveira)
Em Fátima do Sul, cheia do Rio Dourados desabrigou famílias da Vila dos Navegantes (Foto: Eliel Oliveira)
Nos siga no Google Notícias