A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

13/09/2015 16:41

Chuva destrói trecho de estrada e erosões interrompem trânsito na MS-475

Liana Feitosa
Precariedade da via é evidente desde o início do ano, mas piorou depois das fortes chuvas recentes. (Foto: Ivinotícias)Precariedade da via é evidente desde o início do ano, mas piorou depois das fortes chuvas recentes. (Foto: Ivinotícias)
Entre os prejudicados pela situação está Paulo dos Santos, que mora na região com cerca de 20 familiares, entre filhas, netos e genro. (Foto: Ivinotícias)Entre os prejudicados pela situação está Paulo dos Santos, que mora na região com cerca de 20 familiares, entre filhas, netos e genro. (Foto: Ivinotícias)

Parte da rodovia MS-475, em trecho que liga o município de Novo Horizonte do Sul, a 329 quilômetros de Campo Grande, a propriedades rurais do sul do Estado, está em situação intransitável. A precariedade da via, que é evidente desde o início do ano, piorou depois das fortes chuvas recentes registradas em Mato Grosso do Sul. 

Veja Mais
Chuva intensa deixou bairros da periferia em situação de calamidade
Depois de dois dias de chuva saldo de muitos estragos na área urbana

De acordo com o site Ivinotícias, a via é o principal canal de escoamento da produção de grãos das fazendas da região e da Copasul (Cooperativa Sul Matogrossense).

Não é possível o trânsito de caminhões, carros e apenas alguns motociclistas se arriscam a atravessar uma pequena ponte improvisada na área. Ainda de acordo com o site, não existem mecanismos de contensão de água nas margens da via, nem curvas de nível foram feitas em área recentemente loteada, o que facilita vazante de águas pluviais, gerando erosões.

Entre os prejudicados pela situação está Paulo dos Santos, que mora na região com cerca de 20 familiares, entre filhas, netos e genro. À reportagem do Ivinotícias ele contou que várias vezes precisou improvisar uma ponte para conseguir sair de sua propriedade.

Via é principal canal de escoamento da produção de grãos das fazendas da região e de cooperativa. (Foto: Ivinotícias)Via é principal canal de escoamento da produção de grãos das fazendas da região e de cooperativa. (Foto: Ivinotícias)

O site entrou em contato com a prefeita do município, Nilza Ramos (DEM). Segundo a administradora municipal, as águas surgem das drenagens de ruas e avenidas. Antes do problema ocorrer, essas águas eram jogadas em chácaras vizinhas do município.

No entanto, segundo a prefeita, os agricultores não podem permitir que todo volume de água seja "despejado" em sua propriedade, sem contar que há projeto aprovado na Câmara Municipal que tornou áreas rurais próximas em perímetro urbano, direcionando as águas para a MS-475, de acordo com a gestora.

Ela ainda afirma que o governo estadual planeja recuperar a estrada, sendo que a expectativa é que, até o próximo mês, a obra de drenagem de R$ 1,5 milhão seja lançada, além de obras de asfalto de mais de R$ 3 milhões.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions