ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Chuva forte faz rio Paraguai subir 9 cm e 30 pessoas são desalojadas

Aline dos Santos | 14/06/2014 08:27
Nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros em Porto Murtinho. (Foto: Folha de Murtinho)
Nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros em Porto Murtinho. (Foto: Folha de Murtinho)

Chuva de 79 milímetros desabrigou 30 pessoas e fez o rio Paraguai subir nove centímetros ontem em Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande. A chuva foi fraca no período da manhã, sem comprometer o desfile cívico de 102 anos do município. Mas à tarde, o tempo chuvoso se intensificou.

De acordo com a secretária municipal de assistência social, Myrian dos Santos, 20 crianças e dez adultos foram levados para escola municipal Isa Maria Gaúna. A retirada das famílias teve apoio do Corpo de Bombeiros. Não há previsão de retorno para as casas alagadas.

Conforme a secretária, as famílias invadiram uma área de risco, que foi projetada para ser desabitada justamente por ser ponto para escoamento da água. Segundo ela, moradores foram retirados após enchente de 2013 e incluídos em programas de habitação. “Mas outras pessoas chegam e outras vendem a casa e retornam”, afirma.

De acordo com a Agência Fluvial Naval de Porto Murtinho, foram 79 milímetros de chuva e o nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros. O estado de atenção é quando o rio atinge altura de sete metros.

Para evitar que a água do rio entre na cidade as comportas do dique estão fechadas. “Há uns quatro dias choveram outros 40 mm e 60 mm. As bombas estão trabalhando no limite”, salienta o prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT). O dique foi construído em 1984 e precisa de novas obras, orçadas pela Prefeitura em R$ 10 milhões.

“Precisa de comportas internas para a época de manutenção e canais de microdrenagem”, afirma o prefeito, que busca recursos com o governo federal.

Conforme o meteorologista da Anhaguera/Uniderp, Natálio Abrão, o tempo chuvoso se espalha por Mato Grosso do Sul. Em Sete Quedas e Mundo Novo, a precipitação foi de 30 mm. Ponta Porã registrou nevoeiro e 10 mm de chuva.

Nos siga no Google Notícias