A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

14/06/2014 08:27

Chuva forte faz rio Paraguai subir 9 cm e 30 pessoas são desalojadas

Aline dos Santos
Nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros em Porto Murtinho. (Foto: Folha de Murtinho)Nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros em Porto Murtinho. (Foto: Folha de Murtinho)

Chuva de 79 milímetros desabrigou 30 pessoas e fez o rio Paraguai subir nove centímetros ontem em Porto Murtinho, a 431 km de Campo Grande. A chuva foi fraca no período da manhã, sem comprometer o desfile cívico de 102 anos do município. Mas à tarde, o tempo chuvoso se intensificou.

Veja Mais
Último fim de semana do Outono tem previsão de mínima de 15ºC
Alerta da Embrapa aponta que Rio Paraguai atingirá 5,5 metros até fim de junho

De acordo com a secretária municipal de assistência social, Myrian dos Santos, 20 crianças e dez adultos foram levados para escola municipal Isa Maria Gaúna. A retirada das famílias teve apoio do Corpo de Bombeiros. Não há previsão de retorno para as casas alagadas.

Conforme a secretária, as famílias invadiram uma área de risco, que foi projetada para ser desabitada justamente por ser ponto para escoamento da água. Segundo ela, moradores foram retirados após enchente de 2013 e incluídos em programas de habitação. “Mas outras pessoas chegam e outras vendem a casa e retornam”, afirma.

De acordo com a Agência Fluvial Naval de Porto Murtinho, foram 79 milímetros de chuva e o nível do rio Paraguai chegou a 6,87 metros. O estado de atenção é quando o rio atinge altura de sete metros.

Para evitar que a água do rio entre na cidade as comportas do dique estão fechadas. “Há uns quatro dias choveram outros 40 mm e 60 mm. As bombas estão trabalhando no limite”, salienta o prefeito Heitor Miranda dos Santos (PT). O dique foi construído em 1984 e precisa de novas obras, orçadas pela Prefeitura em R$ 10 milhões.

“Precisa de comportas internas para a época de manutenção e canais de microdrenagem”, afirma o prefeito, que busca recursos com o governo federal.

Conforme o meteorologista da Anhaguera/Uniderp, Natálio Abrão, o tempo chuvoso se espalha por Mato Grosso do Sul. Em Sete Quedas e Mundo Novo, a precipitação foi de 30 mm. Ponta Porã registrou nevoeiro e 10 mm de chuva.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions