A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

01/08/2015 14:21

Cidade Branca avança na construção do Plano de Mobilidade Urbana e Rural

Antonio Marques
Prefeitura promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do PMOB (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)Prefeitura promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do PMOB (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)

Com a meta de construir um plano de ação de mobilidade urbana para os próximos 20 anos, a Prefeitura de Corumbá promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do PMOB (Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Rural). Na ocasião, serão apresentados e debatidos aspectos da mobilidade, relacionada ao desenvolvimento urbano, ao meio ambiente e à saúde. O evento será aberto às 18h30, no auditório do Sindicato Rural.

Veja Mais
Azul terá voos entre Corumbá e Campinas a partir de segunda-feira
Corumbá tem segunda etapa de pesquisa turística internacional

O plano está sendo desencadeado pelo Executivo municipal sob coordenação Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico) e é desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Gestão Pública, projeto da Votorantim Cimentos, em parceria com Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Conforme o prefeito Paulo Duarte (PT), a população corumbaense está sendo mobilizada, cuja participação “é essencial para a construção de uma cidade mais acessível e saudável”, comentou ele, salientando que a meta é construir um plano de ação para os próximos 20 anos.

Cenário futuro - De acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), deve fazer parte das políticas municipais mobilidade o planejamento dos deslocamentos de pessoas e cargas, priorizando os pedestres, os meios de transporte não motorizados e o transporte público.

“Estamos trabalhando desde 2013 no planejamento urbano e uma das primeiras providências foi a criação da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico. Queremos pensar numa cidade que cresça de forma planejada, ordenada e trabalhamos para isso, planejando onde a cidade tem que crescer, onde construir casas, pensando nos cadeirantes, nos idosos”, declarou Paulo Duarte.

Diagnóstico – Conforme a Prefeitura, durante o evento será também iniciado o debate para a formação do grupo de trabalho a ser composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada, tendo como responsabilidade acompanhar, contribuir, avaliar e aprovar o PMOB.

Para a elaboração do plano, a Prefeitura contratou uma consultoria técnica que vai promover um diagnóstico, contemplando diversos aspectos da mobilidade urbana, como transporte (motorizado e não motorizado), infraestrutura de logradouros públicos, estacionamentos, sinalização viária e acessibilidade.

A meta da Prefeitura é construir um plano de ação de mobilidade urbana para os próximos 20 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)A meta da Prefeitura é construir um plano de ação de mobilidade urbana para os próximos 20 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions