ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Cidade Branca avança na construção do Plano de Mobilidade Urbana e Rural

Antonio Marques | 01/08/2015 14:21
Prefeitura promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do PMOB (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)
Prefeitura promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do PMOB (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)

Com a meta de construir um plano de ação de mobilidade urbana para os próximos 20 anos, a Prefeitura de Corumbá promove no próximo dia 6 de agosto a 1ª Conferência do PMOB (Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Rural). Na ocasião, serão apresentados e debatidos aspectos da mobilidade, relacionada ao desenvolvimento urbano, ao meio ambiente e à saúde. O evento será aberto às 18h30, no auditório do Sindicato Rural.

O plano está sendo desencadeado pelo Executivo municipal sob coordenação Fuphan (Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico) e é desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Gestão Pública, projeto da Votorantim Cimentos, em parceria com Instituto Votorantim e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Conforme o prefeito Paulo Duarte (PT), a população corumbaense está sendo mobilizada, cuja participação “é essencial para a construção de uma cidade mais acessível e saudável”, comentou ele, salientando que a meta é construir um plano de ação para os próximos 20 anos.

Cenário futuro - De acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), deve fazer parte das políticas municipais mobilidade o planejamento dos deslocamentos de pessoas e cargas, priorizando os pedestres, os meios de transporte não motorizados e o transporte público.

“Estamos trabalhando desde 2013 no planejamento urbano e uma das primeiras providências foi a criação da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico. Queremos pensar numa cidade que cresça de forma planejada, ordenada e trabalhamos para isso, planejando onde a cidade tem que crescer, onde construir casas, pensando nos cadeirantes, nos idosos”, declarou Paulo Duarte.

Diagnóstico – Conforme a Prefeitura, durante o evento será também iniciado o debate para a formação do grupo de trabalho a ser composto por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada, tendo como responsabilidade acompanhar, contribuir, avaliar e aprovar o PMOB.

Para a elaboração do plano, a Prefeitura contratou uma consultoria técnica que vai promover um diagnóstico, contemplando diversos aspectos da mobilidade urbana, como transporte (motorizado e não motorizado), infraestrutura de logradouros públicos, estacionamentos, sinalização viária e acessibilidade.

A meta da Prefeitura é construir um plano de ação de mobilidade urbana para os próximos 20 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)
A meta da Prefeitura é construir um plano de ação de mobilidade urbana para os próximos 20 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)
Nos siga no Google Notícias