ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Cidade Branca comemora 236 anos com desfile e show de Almir Sater

Liana Feitosa | 21/09/2014 08:53
Uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, Corumbá celebra 236 anos hoje. (Foto: Prefeitura de Corumbá)
Uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, Corumbá celebra 236 anos hoje. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Corumbá, a 419 km de Campo Grande, comemora 236 anos de fundação hoje (21). Para celebrar a data, a cidade promove o tradicional desfile cívico-militar às 16 horas, que contará com a participação de cerca de de cinco mil pessoas. No mesmo dia, ainda em comemoração à data, um show com o cantor e compositor Almir Sater acontece na estrutura da Praça da Independência, a partir das 21h.

Aqueles que quiserem aproveitar os dois eventos, a Santa Casa de Corumbá oferecerá uma quermesse, aberta às 16h, que funcionará como praça de alimentação.

Para o desfile, está prevista a participação de 61 instituições militares, educacionais, movimentos culturais organizados, além de instituições sociais representativas da comunidade corumbaense.

O trajeto será feito pela rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, da Rua 13 de Junho até a Firmo de Matos. Entre os convidados estão 37 escolas, não só de Corumbá, mas também de Ladário e Aquidauana, além da banda do município de Dois Irmãos do Buriti.

História - A origem do nome da cidade, cujo território é ocupado em 60% pelo Pantanal, é do tupi-guarani Curupah, que significa “lugar distante”. É também conhecida como Cidade Branca devido à cor clara do solo da região, rico em calcário.

Ainda no século 16 a região começou a ser ocupada na expectativa de encontrar ouro. Em 1778 foi fundado o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, primeiro nome do lugar, para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do mineral dourado.

Ainda com o nome de Freguesia de Santa Cruz de Corumbá, a cidade foi palco de uma das principais batalhas da Guerra do Paraguai, que aconteceu entre 1864 e 1870. A partir deste ano a cidade começou a ser reconstruída ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho.

Hoje, Corumbá conta com mais de 108 mil habitantes e é o quatro município mais populoso do Estado.

Nos siga no Google Notícias