A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2017

21/09/2014 08:53

Cidade Branca comemora 236 anos com desfile e show de Almir Sater

Liana Feitosa
Uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, Corumbá celebra 236 anos hoje. (Foto: Prefeitura de Corumbá)Uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, Corumbá celebra 236 anos hoje. (Foto: Prefeitura de Corumbá)

Corumbá, a 419 km de Campo Grande, comemora 236 anos de fundação hoje (21). Para celebrar a data, a cidade promove o tradicional desfile cívico-militar às 16 horas, que contará com a participação de cerca de de cinco mil pessoas. No mesmo dia, ainda em comemoração à data, um show com o cantor e compositor Almir Sater acontece na estrutura da Praça da Independência, a partir das 21h.

Veja Mais
Empresário cria aplicativo para guiar turista em Corumbá
Justiça determina que Sanesul repare danos em erosão causada por vazamento

Aqueles que quiserem aproveitar os dois eventos, a Santa Casa de Corumbá oferecerá uma quermesse, aberta às 16h, que funcionará como praça de alimentação.

Para o desfile, está prevista a participação de 61 instituições militares, educacionais, movimentos culturais organizados, além de instituições sociais representativas da comunidade corumbaense.

O trajeto será feito pela rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, da Rua 13 de Junho até a Firmo de Matos. Entre os convidados estão 37 escolas, não só de Corumbá, mas também de Ladário e Aquidauana, além da banda do município de Dois Irmãos do Buriti.

História - A origem do nome da cidade, cujo território é ocupado em 60% pelo Pantanal, é do tupi-guarani Curupah, que significa “lugar distante”. É também conhecida como Cidade Branca devido à cor clara do solo da região, rico em calcário.

Ainda no século 16 a região começou a ser ocupada na expectativa de encontrar ouro. Em 1778 foi fundado o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, primeiro nome do lugar, para impedir os avanços dos espanhóis pela fronteira brasileira em busca do mineral dourado.

Ainda com o nome de Freguesia de Santa Cruz de Corumbá, a cidade foi palco de uma das principais batalhas da Guerra do Paraguai, que aconteceu entre 1864 e 1870. A partir deste ano a cidade começou a ser reconstruída ao ser retomada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho.

Hoje, Corumbá conta com mais de 108 mil habitantes e é o quatro município mais populoso do Estado.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions