A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

19/03/2015 09:05

Cidade celebra 77 anos de emancipação política com tradicional festa da Paróquia

Liana Feitosa
Tradicional almoço de aniversário acontece na Paróquia da cidade. (Foto: Reprodução/ Internet)Tradicional almoço de aniversário acontece na Paróquia da cidade. (Foto: Reprodução/ Internet)

Guia Lopes da Laguna comemora 77 anos de emancipação política nesta quinta-feira (19). A cidade distante 227 quilômetros de Campo Grande, conta com pouco mais de 10.200 habitantes, segundo estimativa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja Mais
Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Homem é encontrado morto com marcas de tiro em calçada de casa

Não estão programadas atrações oficiais, promovidas pela prefeitura do município. No entanto, a tradicional festa da Paróquia está confirmada.

Segundo o vereador Rodrigo Arruda (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, a celebração contará com barraquinhas para venda de comidas, tradicional almoço de comemoração e, ainda, animado baile à noite.

História - Os irmãos Gabriel e José Francisco Lopes desbravaram a região no sul de Mato Grosso até a fronteira com o Paraguai e, em 1846, Gabriel Lopes adquiriu uma fazenda de pecuária. Durante a Guerra do Paraguai, em maio de 1867, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1.500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão.

Foi quando começou a marcha até a região de Bela Vista em direção a Nioaque. A expedição durou 35 dias e os homens precisaram combater a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. Após 52 quilômetros, no dia 27 de maio de 1867, Guia Lopes morre de cólera a poucos dias da travessia do Rio Miranda, o último desafio antes do objetivo final.

Assim, o local onde foi enterrado passou a se chamar Guia Lopes da Laguna, onde também foi construído um monumento histórico. Guia Lopes da Laguna é banhada pelo Rio Miranda e está sob a influência do Rio da Prata.

Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Após agredir a esposa, Gilmar Sousa, de 37 anos, se escondeu na casa do pai no assentamento Itamarati, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande. Conf...
Homem é encontrado morto com marcas de tiro em calçada de casa
Um homem não identificado foi encontrado morto na madrugada deste domingo (11) em Dourados – a 233 km de Campo Grande. Conforme o Boletim de Ocorrênc...
Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions