A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

19/03/2015 09:05

Cidade celebra 77 anos de emancipação política com tradicional festa da Paróquia

Liana Feitosa
Tradicional almoço de aniversário acontece na Paróquia da cidade. (Foto: Reprodução/ Internet)Tradicional almoço de aniversário acontece na Paróquia da cidade. (Foto: Reprodução/ Internet)

Guia Lopes da Laguna comemora 77 anos de emancipação política nesta quinta-feira (19). A cidade distante 227 quilômetros de Campo Grande, conta com pouco mais de 10.200 habitantes, segundo estimativa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Não estão programadas atrações oficiais, promovidas pela prefeitura do município. No entanto, a tradicional festa da Paróquia está confirmada.

Segundo o vereador Rodrigo Arruda (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, a celebração contará com barraquinhas para venda de comidas, tradicional almoço de comemoração e, ainda, animado baile à noite.

História - Os irmãos Gabriel e José Francisco Lopes desbravaram a região no sul de Mato Grosso até a fronteira com o Paraguai e, em 1846, Gabriel Lopes adquiriu uma fazenda de pecuária. Durante a Guerra do Paraguai, em maio de 1867, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1.500 homens do coronel Carlos de Morais Camisão.

Foi quando começou a marcha até a região de Bela Vista em direção a Nioaque. A expedição durou 35 dias e os homens precisaram combater a fome, doenças e a perseguição dos soldados paraguaios. Após 52 quilômetros, no dia 27 de maio de 1867, Guia Lopes morre de cólera a poucos dias da travessia do Rio Miranda, o último desafio antes do objetivo final.

Assim, o local onde foi enterrado passou a se chamar Guia Lopes da Laguna, onde também foi construído um monumento histórico. Guia Lopes da Laguna é banhada pelo Rio Miranda e está sob a influência do Rio da Prata.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions