ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Cinco cidades no Estado comemoram aniversário nesta terça-feira

Viviane Oliveira | 11/11/2014 09:58
A cidade de Anaurilândia tem pouco mais de 8 mil habitantes. (Foto: divulgação/Prefeitura)
A cidade de Anaurilândia tem pouco mais de 8 mil habitantes. (Foto: divulgação/Prefeitura)

Cinco cidades no Mato Grosso do Sul comemoram aniversário nesta terça-feira (11). Jateí, Naviraí, Pedro Gomes, Anaurilândia e Ivinhema completam 51 anos.

Com pouco mais de 4 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Jateí, fica a 292 quilômetros de Campo Grande. Diz a lenda que o povoado não tinha nome, era apenas mais uma vila, que pertencia a Dourados.Certo dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que tinha abelhas Jataí, cujo mel é muito apreciado. Ao chegar em casa, o filho de um deles perguntou ao pai onde estava o machado e o homem respondeu “esqueci no Jateí”, foi a partir daí que o nome da cidade surgiu.

Já Naviraí, nome de origem castelhano caracteriza a folhagem de arbustos locais, no período de renovação. Observando durante o ciclo da erva-mate, os pioneiros da região deram ao córrego existente no local, o nome, que passou a ser adotado por toda a comunidade, na época das demarcações. A cidade tem mais de 50 mil habitantes, conforme o IBGE.

Naviraí é uma das cidades que completa hoje 51 anos.
Naviraí é uma das cidades que completa hoje 51 anos.

Entre as aniversariantes, a cidade de Pedro Gomes, fica a 309 quilômetros de Campo Grande e tem uma população de 7,8 mil. De acordo com a Prefeitura do município, 80% da renda vem da pecuária e 10% do comércio e o restante da agricultura.

Também em festa, Anaurilândia tem pouco mais de 8 mil habitantes e a principal fonte de economia da região era a exploração da erva-mate, planta nativa da região. Ciriaco Gonzáles, fundador da cidade, foi para a região em 1976 junto com o major Cecílio Manoel da Costa Lima. O nome da cidade é uma homenagem a mulher de Ciriaco, Anaurelíssia Gonzáles.

Em Ivinhema, as comemorações começaram no dia 11 com a Alvorada e terminam no dia 16 com a missa de Ação de Graça. Segundo o prefeito da cidade, Eder Uilson, o município é jovem, tem muito para crescer e hoje vive um momento de pujança e desenvolvimento econômico.

Nos siga no Google Notícias