ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Com 1.295 casos no ano, cidade mantém mutirões para evitar epidemia de dengue

Coordenadora do CCZ disse que infestação continua porque falta engajamento da população; 57 focos foram encontrados no Jardim Água Boa durante mutirão de limpeza, na quarta

Helio de Freitas, de Dourados | 18/12/2015 14:32
CCZ vai manter mutirões de combate à dengue para tentar evitar epidemia no verão (Foto: Eliel Oliveira)
CCZ vai manter mutirões de combate à dengue para tentar evitar epidemia no verão (Foto: Eliel Oliveira)

Mesmo antes da recomendação do Ministério Público, que nesta quinta-feira (17) pediu para o município não baixar a guarda contra o mosquito da dengue no período de final de ano, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, vai continuar com os mutirões nos bairros para combater o Aedes aegypti.

Rosana Alexandre da Silva, coordenadora do órgão, disse que o esforço é para evitar uma epidemia de dengue no verão e impedir também outras doenças transmitidas pelo mesmo inseto, como a febre chikungunya e o zica vírus.

Assim como ocorreu em todo o país, os casos de dengue explodiram na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em 2015. Dos 35 casos confirmados em 2014, neste ano a dengue afetou 1.295 douradenses até agora e o número pode crescer até o dia 31, já que centenas de notificações ainda aguardam resultado de exame.

Infestação sem fim – Rosana Alexandre da Silva afirma que o mosquito da dengue continua se proliferando mesmo com todos os mutirões para limpeza de quintais e terrenos baldios e para conscientização dos moradores. “A população precisa fazer mais a sua parte e acabar com os locais de procriação do mosquito”, afirmou ela ao Campo Grande News.

Ela cita como exemplo a situação verificada nesta semana no Jardim Água Boa, um dos bairros mais populosos de Dourados. Durante o mutirão realizado quarta (16), 1.830 residências foram vistoriadas pelos agentes de saúde e de endemias e 57 focos do Aedes aegypti foram localizados.

“Os focos foram eliminados, dez terrenos foram roçados pelas equipes dos serviços urbanos e 20 notificações foram feitas para que as pessoas tenham mais consciência de seu papel nessa guerra contra o mosquito da dengue”, explicou Rosana. Ela disse que na quarta-feira da próxima semana o mutirão será no Jardim Piratininga, região norte da cidade.

A infestação do mosquito em Dourados é de 1,7%, ou seja, quase dois casos a cada grupo de cem residências. O índice é considerado alto, já que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera tolerável até 1%.

Nos siga no Google Notícias