ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Com 110 liminares de despejo, Cigcoe começa retirar famílias de fazenda

Aliny Mary Dias | 20/08/2013 11:54

Após pedido do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso do Sul, a Justiça Federal expediu, no início deste mês, 110 liminares para despejo de famílias que compraram lotes irregulares de propriedades destinadas à reforma agrária no Estado.

Segundo a assessoria do órgão, foram feitos 350 pedidos de despejo, mas apenas parte deles foram acatados pela Justiça. Com a autorização judicial, militares da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) da Capital estão em Itaquiraí, a 410 quilômetros de Campo Grande, desde a madrugada desta terça-feira (20) para cumprir as ordens.

Em Itaquiraí, a fazenda alvo da ação é a Santo Antônio que possui 28 mil hectares e mais de 1,1 mil famílias assentadas. Segundo o Incra, muitas famílias compraram o lote de forma irregular em 2010 e corriam o risco de despejo.

A primeira ordem expedida é para o despejo de 50 famílias e duas delas foram colocadas para fora da fazenda após a ação da tropa de choque da Cigcoe. Segundo o Incra, as famílias foram notificadas e sabiam que corriam o risco de perder os lotes.

Além dos militares da Cigcoe, dois oficiais de Justiça, servidores do Incra e caminhões para retirada das mudanças estão em Itaquiraí. Não há previsão para a retirada das 50 famílias, mas as ordens devem ser cumpridas até o fim da semana.

Além da Fazenda Santo Antônio, a Fazenda Itamarati em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, também será alvo de ações de despejo. Ainda não há data definida para a retirada das famílias, segundo o Incra.

Nos siga no Google Notícias