A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

14/12/2012 08:43

Com 5,5 mil habitantes, Juti comemora 25 anos

Paula Maciulevicius
Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². (Foto: Prefeitura Municipal de Juti)Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². (Foto: Prefeitura Municipal de Juti)

O município de Juti completa 25 anos nesta sexta-feira. Fundada entre os anos de 1912 e 1915 como Santa Luzia, por influência do progresso da extração da Erva-Mate, vegetação típica e natural da região, os primeiros moradores, segundo relato histórico da cidade, chegaram em dezembro de 1898.

Veja Mais
PF apreende 60 kg de cocaína e prende traficante de 28 anos na MS-164
Escritor douradense lança na terça livro sobre 40 anos de carreira

Mas foi a partir de 1920, que a vila cresceu a ponto de se tornar o maior centro comercial da região, chegando a ter em média, 2,5 mil casas, entre residências e comércios. Época em que aparecem personagens que marcaram a história da cidade. Como Mimi, de nome Sizenando Alves Rocha, primeiro farmacêutico, alopata, homeopata, laboratorista e boticário. O professor e chamado de conhecedor de redação e leis, Manoel Nogueira, além do açougueiro, Vasco Venancio Soares, e um dos primeiros professores a lecionar para as crianças de Santa Luzia, Antônio Vieira.

Na região Sul do Estado, Juti conta com uma população estimada em 5,5 mil habitantes e ocupa uma área de 1,5 mil km². Território dividido pelos distritos de Paz, o da Sede, o de Juty ou Santa Luzia, Nova América e Cristalina. 

Juti está posicionado sobre o espigão mestre da serra dos dourados, no Sul do estado do Mato Grosso Sul, entre os rios Dourado, ao Norte e, Amambay e Piratini, ao Sul. Limitando-se ao Sudeste, Oeste e Noroeste, com o município de Ponta Porã; Norte com o município de Dourados; Nordeste com o município de Fátima do Sul e Jatey e, leste com o município de Naviraí, e ao Sul, com o município de Iguatemi, e Amambay.

Escritor douradense lança na terça livro sobre 40 anos de carreira
Será lançado na próxima terça-feira (6) em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - o livro "A Felicidade pela Literatura: Ensaio entr...
Comércio de Ponta Porã funcionará em horário especial neste fim de ano
O comércio de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - irá funcionar em horário especial neste fim de ano. Os horários e dias foram ...
MPF entra com ação para garantir pesca e extração à comunidade ribeirinha
Foi ajuizada ação civil pública pelo MPF (Ministério Público Federal) para garantir o direito a pesca de subsistência e extrativismo sustentável da c...



Parabénssss minha Juti amada!!!!!! Local que guarda o melhor da minha infância e saudades das festas de nossa família na casa da vóvó "Igínia Jara" e Chácara no meu amado e saudoso paizinho, "Ramão Oliveira Bueno".
 
viviane oliveira bueno em 14/12/2012 09:32:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions