ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Com afastamento, Bela Vista tem quinto prefeito em três anos

Douglas Gomes foi afastado pela Câmara por suspeita de irregularidade em licitação; presidente do Legislativo assumiu cargo

Helio de Freitas, de Dourados | 07/06/2016 10:19
Douglas Gomes no dia em que assumiu cargo, em 2015 (Foto: Arquivo)
Douglas Gomes no dia em que assumiu cargo, em 2015 (Foto: Arquivo)
Abraão Zacarias, eleito em 2012, foi cassado por compra de voto (Foto: Bela Vista MS)
Abraão Zacarias, eleito em 2012, foi cassado por compra de voto (Foto: Bela Vista MS)
Eleito em eleição suplementar, Renato Rosa foi afastado e encontrado morto (Foto: Fronteira News)
Eleito em eleição suplementar, Renato Rosa foi afastado e encontrado morto (Foto: Fronteira News)

O município de Bela Vista, de 23.726 habitantes, localizado a 322 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, tem hoje (7) o quinto prefeito em menos de quatro anos. O presidente da Câmara, Valdez Marques Claro (SD), assumiu o cargo interinamente por causa do afastamento do titular, Douglas Gomes (PP), determinado na sessão de ontem à noite, por 8 votos a 3.

Gomes é acusado de irregularidade em uma licitação para contratar empresa para fornecimento de máquinas pesadas. O caso envolve suposta falsificação de documentos para direcionar a licitação a uma empresa que teria sido montada recentemente na cidade em endereço suspeito.

O afastamento é consequência da Comissão Processante instalada ontem e que pode resultar na cassação do mandato. A comissão será presidida pela vereadora Lucinete Leite Lino, tem como relator Marcelo Calvano e membro Alcir Mendonça.

Um prefeito a cada 7 meses – Desde 2013, outros três políticos bela-vistenses ocuparam o posto de prefeito antes de Douglas Gomes. Eleito em 2012, Abraão Zacarias (PDMB) foi cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico durante a disputa pela prefeitura.

Com a cassação de Zacarias, o vereador Jair Bispo (PDT) assumiu o cargo interinamente em 2013 até a eleição de um novo prefeito.

Eleição suplementar – Como a lei eleitoral determina nova eleição em caso de cassação por compra de voto, a população de Bela Vista voltou às urnas em eleição suplementar. O eleito foi o médico Renato de Souza Rosa, que tinha sido derrotado em 2012 por Abrão Zacarias por uma diferença de 84 votos. Douglas Gomes era vice de Renato.

Em agosto de 2015, alvo de investigação do Ministério Público por improbidade administrativa, Renato de Souza Rosa foi afastado do cargo pela Justiça por 180 dias e Douglas assumiu a prefeitura – o quarto a ocupar o cargo em pouco mais de dois anos.

Renato foi acusado por suposto desvio de R$ 52.400 do recolhimento do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis). Ele afirmava que tinha autorizada a troca do ITBI por uma dívida que a prefeitura tinha com a empresa beneficiada.

Fora da prefeitura, Renato Rosa, que era médico, foi encontrado morto com um tiro no peito no dia 29 de outubro do ano passado, em um apartamento em Jardim, município vizinho de Bela Vista. A polícia diz que ele se matou, mas a família não acredita em suicídio. Com a morte, Douglas virou titular do cargo de prefeito.

Afastado promete recorrer – Nesta terça-feira (7), Douglas Gomes se disse “surpreso” com a decisão da Câmara de Vereadores de afastá-lo do cargo e promete recorrer à Justiça. Afirmou não existir contra ele nenhuma ação judicial pedindo seu afastamento e que tem administrado o município com “transparência e responsabilidade”.

Segundo o prefeito afastado, a denúncia de falsificação de assinatura foi esclarecida pelo próprio dono da empresa que afirmou que o município não tinha envolvimento. Um contador da cidade prestou depoimento ao Ministério Público e se responsabilizou pela falsificação, afirma Douglas Gomes.

“Vou procurar meu direito, não sou corrupto, não cometi crime de responsabilidade. É um verdadeiro absurdo este afastamento. Isso é próprio dos adversários políticos, que, na ambição do poder, tentam me afastar da prefeitura”, afirmou ele ao site Fronteira News.

Nos siga no Google Notícias