A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

13/12/2013 23:06

Com celebração e solenidade militar, Marinha comemora o Dia do Marinheiro

Vinícius Squinelo

A Marinha de Corumbá realizou cerimônia de cinquenta minutos, em frente ao pórtico do 6º Distrito Naval de Ladário, comemorou na nesta sexta-feira (13) o "Dia do Marinheiro". A data marca o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Veja Mais
Empresa é multada em R$ 21 mil por transporte ilegal de etanol
Homem é preso depois de esfaquear vítima com faca de serra

Segundo informações do site Diário Corumbaense, a solenidade militar, presidida pelo comandante do 6º Distrito, contra-almirante Edervaldo Teixeira Abreu Filho, foi acompanhada pelos prefeitos Paulo Duarte (Corumbá) e José Antonio Assad e Faria (Ladário); pelo bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez; além de autoridades civis e militares e pela população da cidade.

“O almirante Tamandaré deu exemplo, viveu numa época conturbada e foi um herói da Pátria. Se temos hoje um país desse tamanho e unido é graças às intervenções que ele fez com a nossa Marinha, à época, para mantermos um país soberano. A Marinha não é só nossa, que usamos branco, é de todo o povo brasileiro. Cada cidadão tem que ter orgulho. Somos uma instituição permanente e uma Marinha invicta. Não somos invencíveis, mas nossa Marinha é invicta. Em todas as guerras que participamos ou vencemos ou estávamos do lado do vencedor. É um orgulho que devemos ter como brasileiros”, afirmou o contra-almirante Edervaldo Teixeira Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, em entrevista ao Diário Corumbaense.

Dezesseis personalidades – entre militares e civis – foram condecoradas com a medalha “Mérito Tamandaré”, pelo comandante do 6º Distrito. O prefeito Paulo Duarte foi um dos homenageados. “Corumbá tem grandes parcerias com a Marinha, é um reconhecimento à parceria [essa condecoração]. Juntos somos muito fortes, a Marinha tem uma parcela importante no que conseguimos de sucesso nesses onze meses de administração”, declarou o chefe do Executivo corumbaense.

A Medalha Mérito Tamandaré foi criada em agosto de 1957 para condecorar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

Houve ainda a premiação aos estudantes vencedores do concurso de Redação “Operação Cisne Branco 2013”. Pelo ensino fundamental a ganhadora foi a aluna Amanda Nogueira (Colégio São Miguel/Ladário), o tema era “Navegando na Amazônia Azul: o mar que nos pertence". No ensino médio quem ganhou foi Joseane Oliveira (Porto Murtinho), que escreveu sobre "A presença constante da Marinha do Brasil até os limites da Amazônia Azul".




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions