A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

19/03/2012 10:50

Com economia calcada na pecuária, Ribas do Rio Pardo completa 68 anos

Fernando da Mata

Entretanto, extrativismo, indústria siderúrgica, frigorífico, serrarias e outras pequenas indústrias também compõem matriz econômica rio-pardense

Boi, símbolo da principal matriz econômica do município (Foto: Divulgação/Prefeitura)Boi, símbolo da principal matriz econômica do município (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Ribas do Rio Pardo completou 68 anos de emancipação política nesta segunda-feira (19). Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o município conta, atualmente, com população de 20.946 habitantes e área de 17.308 km².

Com sede localizada a 92 km de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo tem a economia basicamente sustentada pelo setores agropecuário e florestal, de acordo com informações da prefeitura do município.

Por conta da grande extensão territorial, a criação de gado predomina, entretanto os extrativismos de resina e de carvão vegetal, indústria siderúrgica, frigorífico, serrarias e outras pequenas indústrias também compõem a matriz econômica rio-pardense.

Desde a última quarta-feira (14), Ribas do Rio Pardo está festejando o aniversário com celebrações de ação de graças, Festa Caarapé, Super Encontro de Craques, pedaladas boiadeiras noturnas, passeio motociclístico, desfile cívico e show de manobras radicais.

Nesta segunda-feira (19), a prefeitura lançou ordens de serviço e inaugurou obras. Uma das obras autorizadas é a do Ceinf (Centro de Educação Infantil) Mundo Melhor, que terá investimento de R$ 1.817.865,07, 1.118.48 m² de área construída e capacidade para atender 240 crianças nas salas de aulas e berçários em dois turnos.

História - Por volta de 1900, os irmãos mineiros João e José dos Santos fixaram residência e comércio próximo a confluência dos rios Bota e Pardo, dando origem ao povoado que mais tarde se tornaria Ribas do Rio Pardo.

O mais importante para o progresso da região foi a chegada dos trilhos da então estrada de ferro Noroeste do Brasil, no dia 23 de julho de 1914, fazendo ligação com os grandes centros urbanos.

Em 7 de novembro de 1921, Ribas do Rio Prado foi elevada a condição de distrito e se tornou município em 31 de dezembro de 1943. O aniversário de emancipação política é comemorado em 19 de março.

Programação - As festividades continuam durante os próximos dias. Confira o restante da programação.

19/03 – Segunda-Feira:

18h30 – Culto Ecumênico em Ação de Graças

Local: Centro Educacional Rosa Mosso

20/03 – Terça-Feira

18h: Abertura dos Jogos Escolares de Ribas do Rio Pardo

Local: Ginásio Poliesportivo José Miguel S. Vigilato

26/03 – Segunda-Feira

08h – 2º Encontro de Educadores, Pais e Alunos

Local: Centro Educacional Rosa Mosso

15h – Encerramento dos Jogos Escolares de Ribas do Rio Pardo

Local: Ginásio de Esportes José Miguel Sanches Vigilato

27/03 – Terça-Feira

19h – Entrega de premiação do “Projeto Aluno Nota 1000”

Local: Ginásio de Esportes José Miguel Sanches Vigilato

31/03 – Sábado

18h – 4ª Etapa do Circuito Estadual de bandas e Fanfarras

Local: Ginásio poliesportivo José Miguel S. Vigilato

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



Parabéns! Terra dos carvoeiros e das motoserras!
 
Luis Azevedo em 19/03/2012 12:00:37
Parabens Ribas do Rio Pardo, parabéns ao povo dessa bela cidade e seus responsáveis administradores, especialmente, o Prefeito Roberson Moureira.
 
luiza ribeiro goncalves em 19/03/2012 10:28:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions