ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Com eleição barrada por juíza, Câmara de Vereadores suspende sessão e aguarda TJ

Helio de Freitas, de Dourados | 03/10/2014 14:28
Vereadores de Dourados aguardam resultado de recurso impetrado no Tribunal de Justiça para reeleger Idenor Machado (Foto: Divulgação/Thiago Morais)
Vereadores de Dourados aguardam resultado de recurso impetrado no Tribunal de Justiça para reeleger Idenor Machado (Foto: Divulgação/Thiago Morais)

Os vereadores de Dourados estão desde às 9h desta sexta-feira “de plantão” no prédio da Câmara Municipal aguardando uma decisão favorável da Justiça para realizar a sessão extraordinária convocada para eleição da mesa diretora. Ontem a juíza substituta da 6ª Vara Cível, Dileta Terezinha Souza Thomaz, concedeu liminar a um mandado de segurança impetrado pelo vereador Pastor Sergio Nogueira (PSB) e suspendeu a sessão. Nogueira questiona a antecipação da eleição, anteriormente prevista para o início de dezembro.

O Campo Grande News apurou que a assessoria jurídica da Câmara recorreu ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) para tentar derrubar a liminar da juíza douradense e garantir a realização da sessão para reeleição do atual presidente Idenor Machado (DEM). A sessão foi aberta às 9h e suspensa em seguida, mas até às 14h não tinha sido retomada.

A juíza Dileta Terezinha Thomaz acatou os argumentos apresentados pelo vereador Sergio Nogueira de que a sessão extraordinária contraria a Lei Orgânica do Município, por não haver urgência ou interesse público relevante. “A eleição de mesa diretora, tal como está, se dará por convocação extraordinária. E a hipótese não retrata interesse público relevante, muito menos caso de urgência para a antecipação da data pré-agendada para esse fim”, afirma a juíza ao conceder a liminar. Segundo o vereador, a pressa em fazer a eleição não se justifica.

A eleição da mesa diretora foi marcada depois de duas mudanças aprovadas em plenário, uma na Lei Orgânica do Município e outra no Regimento Interno da Casa. A alteração na Lei Orgânica permitiu a reeleição da mesa diretora na mesma legislatura. Nesta semana a Câmara alterou também o Regimento Interno para antecipar a eleição em 60 dias.

Nos siga no Google Notícias