ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com falta de chuva no Pantanal, cidade registra 2,5 mil focos de incêndio

Viviane Oliveira | 17/11/2015 12:05
Corumbá lidera o ranking de queimadas no Estado. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Corumbá lidera o ranking de queimadas no Estado. (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Mapa mostra grande possibilidade de queimadas na região do Pantanal.
Mapa mostra grande possibilidade de queimadas na região do Pantanal.

Umidade relativa do ar baixa, temperatura alta e falta de chuva abundante favorecem a queimadas na região Pantaneira. No dia 13 deste mês, foi registrada na cidade de Corumbá temperatura máxima de 39,2ºC, com sensação térmica de 45ºC.

Este ano, a Cidade Branca teve 2.588 focos de queimadas, mais da metade dos 4.804 contabilizados em todo Mato Grosso do Sul, conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O documento criado automaticamente pelo sistema de monitoramento de queimadas por satélites do Inpe e analisado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de mato Grosso do Sul), mostra o risco de fogo para esta terça-feira na região do Pantanal.

O mapa mostra possibilidade de queimadas, tanto na área urbana, quanto florestal. A cor vermelho bordô, indica situação critica e o vermelho mais claro risco alto para a região. A maioria das queimadas fica em áreas de difícil acesso.

O número de focos de incêndio na região Corumbá, que lidera o ranking de queimadas, aumentou 153% de janeiro até agora, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram registrados 1.020 focos. Porto Murtinho aparece na lista do Inpe em segundo lugar com 374 casos e Aquidauana em terceiro, com 363.

Para hoje não há previsão de chuva para Corumbá. Por lá, o tempo deve ficar com períodos nublado e temperatura máxima na casa dos 31ºC.

Nos siga no Google Notícias