ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com fogos e escola de samba, Festival é oficialmente aberto

Thiago de Souza | 20/08/2015 22:46
Governador de MS e prefeito de Corumbá abrem o FASP (Foto: Diário Corumbaense)
Governador de MS e prefeito de Corumbá abrem o FASP (Foto: Diário Corumbaense)
Festival inovou ao colocar escola de samba no evento. (Foto: Diário Corumbaense)
Festival inovou ao colocar escola de samba no evento. (Foto: Diário Corumbaense)

O Festival América do Sul Pantanal foi declarado oficialmente aberto pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, por volta das 20 horas, desta quinta-feira (20) em Corumbá. O evento inovou ao colocar uma escola de samba na avenida, além de uma bonita queima de fogos.

Reinaldo Azambuja elogiou a criatividade dos organizadores em apresentar a escola de samba Unidos da América do Sul, criada especialmente para o evento, com cerca de 300 componentes. Azambuja disse estar feliz em participar pela primeira vez do festival, e que é uma alegria ver de perto a festividade.

O prefeito da cidade, Paulo Duarte, disse que a festa é do povo, independentemente de governo. Duarte também destacou a abertura com uma escola de samba, na avenida. “Colocamos aquilo que é nossa tradição, mostrando a todos os países, turistas e artistas, que esta é nossa raiz. Pelo jeito o povo gostou e se o povo gosta, vai continuar”, comemorou o chefe do executivo.

Apesar de aberto oficialmente nesta noite, o Festival América do Sul Pantanal, que em 2015, incorporou ao nome o maior símbolo da região, já movimentava Corumbá desde a manhã de hoje.

A programação segue até o próximo sábado e terá 108 atrações, que incluem não só apresentações artísticas, mas a Feira Bocaiúva de moda, Bulixo Cultural, Espaço da Integração e exposições de artesanato e arte de rua. As atividades serão desenvolvidas em Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro (Bolívia) e Puerto Suáres (Bolívia).

Nesta edição, o festival faz homenagens ao bluseiro Renato Fernandes, que morreu este ano. O músico conquistou reconhecimento Brasil afora pela qualidade das composições que se tornaram clássicos do blues.

Outro homenageado é o poeta e matemático chileno Nicanor Segundo Parra Sandoval, de 101 anos, o criador da “anti-poesia”, textos que tratam o cotidiano com termos mundanos. Parra venceu o prêmio Cervantes 2011 e o prêmio Ibero-americano de poesia Pablo Neruda 2012.

Nos siga no Google Notícias