ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Com motos, Polícia Militar inicia nova fase de segurança em aldeias

Segurança Pública repassou 12 motocicletas compradas em convênio com Ministério da Justiça e PM vai iniciar policiamento também na aldeia de Caarapó

Helio de Freitas, de Dourados | 04/11/2015 10:59
Motos começam a ser usadas amanhã em policiamento nas aldeias (Foto: Rogério Fernandes/Divulgação)
Motos começam a ser usadas amanhã em policiamento nas aldeias (Foto: Rogério Fernandes/Divulgação)

Quase dois meses depois de iniciar o policiamento ostensivo nas aldeias de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, a Polícia Militar recebeu nesta terça-feira (3) as 12 motocicletas compradas pelo Estado em convênio com o Ministério da Justiça.

Oito motos serão usadas na reserva de Dourados e quatro vão para o município de Caarapó, onde a PM vai iniciar agora o policiamento na aldeia Tey kuê, também habitada por índios guarani-kaiowá. Os veículos foram entregues pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Sílvio César Maluf, e começam a ser usados amanhã nas aldeias de Dourados.

“Agora vamos entrar numa nova fase no trabalho desenvolvido nas aldeias desde setembro. Iniciaremos as palestras de trânsito e sobre o combate ao drogas. As motos vão dar mais agilidade e mobilidade ao atendimento, sendo que não serão apenas para o policiamento das aldeias, porque também vão ser utilizadas na cidade”, afirmou ao Campo Grande News o comandante da PM em Dourados, tenente-coronel Carlos Silva.

Cultura e dialeto – Carlos Silva afirmou que as palestras serão importantes para reduzir a resistência da comunidade indígena à presença de policiais militares na reserva mais populosa do país, com pelo menos 15 mil índios.

“Conseguimos estabelecer uma parceria que deve ser melhorada a partir da chegada dessas motos e de outras viaturas que serão destinadas para Dourados. A resistência é normal devido a dificuldades relacionadas à cultura e dialeto e pelo desconhecimento das leis por parte de alguns membros da comunidade. As palestras serão importantes para mudar essa realidade”, afirmou o comandante.

Carlos Silva disse que a PM vai implantar o policiamento comunitário nas aldeias, com apoio das lideranças locais.

Nos siga no Google Notícias