ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com obra executada por presos, presídio de Ponta Porã terá 100 novas vagas

Zana Zaidan | 24/04/2014 14:51

Realizada por 30 presos, as obras de ampliação do estabelecimento penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande, começaram a ser executadas no início deste mês. A previsão é que as 100 novas vagas sejam entregues em setembro deste ano.

A unidade, que tem capacidade para 102 detentos, chegou a abrigar 331 em 2012, quando foi interditada pela Vara de Execução Penal de Ponta Porã.

Em fase de fundação, a construção das novas celas é acompanhada por um profissional especializado e um servidor penitenciário, que cuida da segurança e disciplina dos internos que atuam na obra. Eles também produzem os tijolos que serão utilizados, e fabricam cerca de mil unidades por dia.

Os envolvidos nas atividades recebem remição de um dia na pena a cada três de serviços prestados, conforme determina a Lei de Execução Penal.

O trabalho é uma parceria entre a Covep (Coordenadoria das Varas de Execução Penal), ligada ao Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria Geral de Justiça, Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e Conselho da Comunidade, em que se uniram na busca de medidas práticas para a geração de vagas em presídios do Estado.

O Ricardo Brandão é um estabelecimento penal de segurança média, destinado a presos condenados do sexo masculino, que cumprem pena em regime fechado, e foi inaugurado em 2000.

Nos siga no Google Notícias