ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com poucos visitantes, fábrica de vidro pode fechar às portas

Anny Malagolini | 30/06/2016 14:24
Local foi aberto há dois anos em Bonito (Foto: Reprodução)
Local foi aberto há dois anos em Bonito (Foto: Reprodução)

Uma das mais importantes fábricas de reciclagem de vidro do estado, pode estar com os dias contados. A Casa de Vidros no município de Bonito existe há dois anos, e atua como a principal responsável pela coleta de vidro na cidade. Foram 50 mil toneladas do material recolhidos em 9 meses.

Para quem mora na cidade, que tem a natureza como principal atrativo, a falta de meios sustentáveis para proceder com o lixo produzido por lá pode ser prejudicial. “A cidade se sente colaboradora do projeto, ainda que a cidade tenha a coleta seletiva. Mas para mim é rotina, normal, juntar os vidros pra deixar na fábrica. E isso nos empolga, porque estamos ajudando a cidade, a natureza e um morador”, disse a comerciante Laura Scherer.

Principal destino do ecoturismo sul-mato-grossense, a cidade recebeu de janeiro até junho, cerca de 250 mil turistas, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Mas para o empresário Carlos Cardinal, responsável pela fábrica, embora o número de visitantes seja significativo, menos de duas mil pessoas visitaram sua loja neste ano. “Estamos fechando porque o turismo de Bonito não apoia a causa. O turismo do município não coloca a fábrica na rota de atividades da cidade”, reclamou.

Segundo Carlos, desde setembro do ano passado foram somadas 50 toneladas de vidro, e todo o material foi entregue como colaboração dos moradores da cidade. A Secretaria de Turismo do município, Juliane Salvadori, informou apenas que o setor irá se reunir nesta quinta-feira e discutir a situação. 

Sustentável - A Casa de Vidro foi criada em 2014, para a coleta e reutilização de materiais. Além da produção diária, a fábrica funciona como um mostruário para encomendas. No depósito, empilhados por tipo e formato, há desde de garrafas de bebidas alcoólicas a frascos de perfume e remédios.

O material leva 4 mil anos para se decompor na natureza, por isso a aposta na reutilização do matéria. Com os vidros reciclados, a Fábrica então dá forma a produtos de decoração e de itens domésticos, como luminárias e copos. No Brasil a reciclagem de vidro temperado é pouco explorada, apenas 40% é reciclado em todo país.

Nos siga no Google Notícias