ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Com prejuízos em R$ 70 milhões, São Gabriel também deve decretar emergência

Fabiano Arruda | 09/03/2011 12:12

Chuvas comprometeram áreas de soja e estradas no município

Pelo menos 36 mil hectares de soja estão comprometidos em São Gabriel. (Foto: site Idest/Divulgação)
Pelo menos 36 mil hectares de soja estão comprometidos em São Gabriel. (Foto: site Idest/Divulgação)

O prefeito de São Gabriel do Oeste, Sérgio Marcon, deve decretar, até amanhã, situação de emergência no município por conta dos prejuízos nas lavouras de soja, estimados em pelo menos 30%, e nas estradas e pontes da área rural, que ficaram intransitáveis.

Segundo informações da Prefeitura, pelo menos 36 mil hectares de soja do município estão totalmente prejudicados pela chuva, com grãos apodrecendo ou germinando nas vagens. Algumas propriedades podem ter perda de até 50% da produção.

Estradas e pontes também foram danificadas pelo grande volume de chuva, dificultando o escoamento da produção. No último domingo, o fazendeiro Geder Junior registrou a queda de uma ponte de madeira sobre o Rio Coxim.

A água cobriu a ponte, que normalmente tem cerca de 10 metros de vão livre e pouco depois a força da correnteza arrancou a estrutura da passagem.

A Prefeitura acredita que, somados, os prejuízos na área rural do município estão estimados em, no mínimo R$ 70 milhões.

“Para São Gabriel, que é um município que depende em muito da agricultura, esses dados são bastante preocupantes”, aponta o prefeito.

“Isso traz consequências como queda significativa na arrecadação do ICMS, comprometimento da safrinha por conta do atraso no plantio e ainda dívidas e a redução na movimentação econômica, o que atinge o comércio em grandes proporções”, completa Marcon, segundo informações do site da prefeitura.

O prefeito aguarda apenas o laudo que está sendo elaborado pelo Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para definir o detalhamento do decreto.

Nos siga no Google Notícias