A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

06/04/2013 11:00

Com reforço de produtores do PR, fazendeiros protestam contra Funai

Aline dos Santos
Produtores dos dois Estados se reuniram em Tacuru. (Foto: Divulgação)Produtores dos dois Estados se reuniram em Tacuru. (Foto: Divulgação)

Com reforço de colegas Paraná, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul realizaram audiência pública ontem em Tacuru para contestar a atuação da Funai (Fundação Nacional do Índio) no processo de demarcação de terras indígenas.

Veja Mais
Funai cria grupo de trabalho para continuar demarcação de terra indígena em MS
Comissão pede a ministra suspensão de demarcações de terra

De acordo com o diretor secretário da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ruy Fachini, a ação da Funai, além de não beneficiar os indígenas, provoca desvalorização da terra, afasta investimentos e desestimula o agronegócio.

A audiência contou com a presença de 200 produtores rurais do Paraná, que vieram ao Estado em seis ônibus. Eles participaram de carreata desde a entrada de Tacuru, a 427 km de Campo Grande, até o ginásio municipal, local da reunião. O manifesto dos produtores do dois Estados tem, inclusive, adesivo. A campanha é “PR e MS contra demarcação”.

Também participaram da audiência os presidentes dos sindicatos rurais de Laguna Carapã, Sete Quedas, Porto Murtinho, Iguatemi, Amambai, Tacuru, Ponta Porã, Bela Vista, Itaporã, Vicentina, Fátima do Sul e Dois Irmãos do Buriti. O debate foi acompanhado por prefeitos e pelos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), Mara Caseiro (PTdoB) e Lídio Lopes.

A Funai realiza estudos antropológicos para demarcação de áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. A briga de parte dos produtores é para que a União os indenize pela terra nua. Atualmente, em caso de identificação de uma área, apenas as benfeitorias são indenizadas aos fazendeiros.

Funai cria grupo de trabalho para continuar demarcação de terra indígena em MS
A Funai (Fundação Nacional do Índio) instituiu na semana passada um grupo técnico para realizar no Mato Grosso do Sul os estudos complementares neces...
Grupo do MPF está em MS e fará relatório para demarcações
A sub-procuradora geral da República, Gilda Pereira, está em Mato Grosso do Sul e segue para Amambai com o grupo do MPF( Ministério Público Federal) ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions