ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Abalo sísmico de 3,8 graus em Paranaíba afeta 31 construções

Jorge Almoas | 11/03/2011 16:20

Episódio aconteceu no sábado e foi confirmado hoje pela Defesa Civil nacional

Rachadura em casa na periferia de Paranaíba (Foto: Jornal Tribuna Livre)
Rachadura em casa na periferia de Paranaíba (Foto: Jornal Tribuna Livre)

Nesta sexta-feira em que o mundo acompanha as consequências do terremoto no Japão, a Defesa Civil nacional informou que Paranaíba, município localizado a 422 quilômetros de Campo Grande, sofreu um abalo sísmico de 3,8 graus na escala Richter no último sábado.

O tremor causou prejuízos em 31 edificações, sendo que em duas, parte da construção desabou. Não houve vítimas, segundo explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Jean Gleik Martins Carvalho.

“Recebemos essa informação hoje da Defesa Civil e vamos confirmar com o setor de sismologia da UFMS [Universidade Federal de Mato Grosso do Sul]”, disse Jean.

O secretário comentou que recebeu diversas reclamações de casas rachadas na região do bairro Santa Lucia, em Paranaíba. Ele explica que as casas atingidas encontram-se em uma linha reta. De acordo com os dados que pode levantar, o resultado de abalo sísmico é diferente de uma rachadura causada por problemas no alicerce da construção.

“A rachadura por falha na estrutura é contínua, enquanto a do abalo é espalhada, pulverizada”, afirmou o secretário.

Hoje, o abastecimento de água em Paranaíba foi normalizado. No sábado, o rio que corta o município transbordou, alagou a estação de tratamento e prejudicou o fornecimento de água.

Nos siga no Google Notícias