A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

07/11/2011 21:59

Começa em Dourados maior evento sucroenergético de Mato Grosso do Sul

Da Redação*

Canasul 2011 acontece de 7 a 9 com palestras, rodada de negócios e uma amostra de produtos para o setor

Usina São Fernando, em Dourados. (Foso: Assecon)Usina São Fernando, em Dourados. (Foso: Assecon)

Foi aberta nesta segunda-feira em Dourados o Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) edição 2011, que segue até quarta-feira com 12 palestras, uma amostra de produtos para o setor sucroenergético e rodada de negócios. O evento acontece no centro de eventos da Unigran, no Jardim Universitário. Segundo os organizadores, o foco é desenvolver a cadeia produtiva da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul. Palestra de Ricardo Dornelles, diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, oficializou a abertura do evento.

Nesta terça e quarta-feira serão realizadas novas palestras. A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio de Dourados Neire Colman destaca a importância do Canasul para fomentar a economia local. “Sabemos dos impactos que a indústria da cana gera, mas é preciso lembrar que o retorno social é grande, com geração de muito emprego e renda”.

A secretária explica que no caso de Dourados, com o projeto “Projeto Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, a prefeitura busca criar uma estrutura prestadora de serviços para todas as usinas da região no setor metal-mecânico e fornecimento de insumos, atividade com pouquíssimo impacto ambiental.

Neire diz ainda que os participantes do Canasul poderão conhecer todo o potencial do setor sucroenergético do Mato Grosso do Sul, sobretudo na região de Dourados, e ainda participar de palestras importantes e ver uma ótima amostra de produtos. “O Sebrae/MS também preparou uma excelente rodada de negócios dentro do Canasul”, explica Neire.

O Canasul está apenas na sua quinta edição, mas já é um dos maiores eventos do setor sucroenergético do Brasil. As primeiras edições foram em Campo Grande e agora acontece em Dourados, já que a cidade é o centro de uma região de 15 usinas de grande porte.

PALESTRAS - A primeira palestra nesta terça-feira acontece às 8h, com Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul. Ele fala sobre o tema “Cenário Estadual e Perspectiva de Crescimento para Mato Grosso do Sul”. Logo em seguida, às 9h, Ismael Perina, presidente da Orplana, fala sobre “Relação Fornecedores/Produtores com as Usinas”. Às 10h o assunto é “Palha - Potencial Adicional para Energia Elétrica e Gestão Contratada para Fiscalização e Diligenciamento de Montagens e Fabricações”, com Renato Rodrigues Junior, diretor da MFurco Engenharia.

Após o almoço, às 13h, Gustavo Nogueira, diretor geral da Bio TI Sistemas e Automações, fala sobre “Certificado de Cana Digital e Automação de Controle de Combustível”. Em seguida (14h), o tema abordado será o “Setor Metal Mecânico x Potencialidades das Indústrias no Cenário Nacional”, com o presidente do Ceise Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), Adézio Jóse Marques. Ele também falará sobre a importância do Ceise Br para esse setor.

Às 15h, os “Indicadores Industriais da Safra 2011/2012”, serão apresentados por Eliana Aparecida Canevarolo, presidente Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial do Setor Sucroalcooleiro). A palestra das 16h é sobre a “Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho para o Setor Sucroenergético”, com Paulo Reis, consultor da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Já o tema “Técnicas sobre Acoplamentos Mecânicos utilizado na transmissão de eixos em equipamentos de indústrias, incluindo as usinas de Açúcar e Álcool”, será tratado às 17h por Nério Boffi, engenheiro da empresa Antares Acoplamentos.

(*) Com informações da Assecom

Marido agride mulher com garrafada e se tranca em casa com medo da polícia
Mulher de 42 anos foi agredida pelo marido com uma garrafada no sábado (3), após ser vista conversando com as amigas em sua casa em Dourados, distant...
Domingo é de redação no segundo dia de prova do Enem em Paranaíba
Candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, fazem neste domingo (4) as provas de reda...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions