A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

15/08/2011 11:54

Aquidauana comemora 119º aniversário com eventos durante todo o dia

Marta Ferreira
Uma das paisagens mais conhecidas de Aquidauana, a ponte velha com a igreja ao fundo. Cidade completa hoje 119 anos de fundação. (Foto: João Garrigó)Uma das paisagens mais conhecidas de Aquidauana, a ponte velha com a igreja ao fundo. Cidade completa hoje 119 anos de fundação. (Foto: João Garrigó)

O município de Aquidauana começou cedo hoje a comemoração pelo aniversário de 119 anos de fundação. A celebração começou às 5h30, com alvorada festiva, e segue durante o dia, incluindo a presença do governador de Mato Grosso do Sul para entrega de casas populares.

Conhecida por ser a entrada do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana foi elevada à condição de município só em 1918, mas a história da Fundação começa antes, em agosto de 1982, com a formação de um povoado à beira do rio Aquidauana, que deu nome à cidade.

O município cresceu em torno dos trilhos da ferrovia e foi o primeiro do antigo Mato Grosso a possuir serviço de energia elétrica. Aquidauana é hoje o sexto município em população de Mato Grosso do Sul e tem a economia voltada à produção agropecuária além do turismo.

A cidade tem o carnaval fora de época mais conhecido do Estado, a Pantaneta, e também é conhecida por prédios históricos, como a igreja Nossa Senhora da Conceição.

Programação-A agenda de comemoração do aniversário começou com alvorada festiva, seguida do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e de Campo Grande. Depois, houve o desfile cívico militar, na Rua 7 de Setembro.

A tarde, às 14 horas, o prefeito Fauzi Suleiman recebe o governador André Puccinelli na aldeia Bananal, onde inauguram a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio “Professor Domingos Veríssimo Marcos, MIHI”.

No mesmo local, o prefeito e o governador farão a entrega de 170 casas populares, entrega de patrulhas mecanizadas e sementes de milho para as aldeias Bananal e Lagoinha. Fechando a programação na aldeia Bananal, será feito o lançamento do curso de informática básica e entrega de uniformes escolares para alunos da Rede Municipal de Ensino de Aquidauana.

Às 16h em Aquidauana, o governador e o prefeito Fauzi inauguram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência, denominada de “Elza Nunes Ximenes dos Santos”. No mesmo local, o governador Puccinelli assina renovação de concessão entre a empresa Sanesul e a Prefeitura de Aquidauana.

Às 16h30, o governador e o prefeito entregam mais 50 casas populares no conjunto habitacional “Christóvão de Albuquerque Filho II”, Bairro Nova Aquidauana, completando as 190 casas daquele conjunto.

Polícia Militar apreende quase meia tonelada de maconha em Bela Vista
A PM (Polícia Militar) de Bela Vista – a 322 km de Campo Grande – apreendeu 454 quilos de maconha na madrugada deste domingo (11). Conforme Boletim d...
Trabalhador rural sofre hemorragia ao ser atacado por vaca em curral
Um trabalhador rural de 41 anos ficou gravemente ferido após ser atacado por uma vaca na tarde deste sábado (10), numa propriedade a beira do Rio Par...
Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Após agredir a esposa, Gilmar Sousa, de 37 anos, se escondeu na casa do pai no assentamento Itamarati, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande. Conf...
Homem é encontrado morto com marcas de tiro em calçada de casa
Um homem não identificado foi encontrado morto na madrugada deste domingo (11) em Dourados – a 233 km de Campo Grande. Conforme o Boletim de Ocorrênc...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions