ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Comerciantes farão protesto contra retorno de vereadores da “farra das diárias"

Caroline Maldonado | 12/12/2014 13:09
Operação Viajantes foi deflagrada pelo Gaeco (Foto: Rio Pardo News)
Operação Viajantes foi deflagrada pelo Gaeco (Foto: Rio Pardo News)

Comerciantes e moradores planejam manifestação contra o retorno de vereadores afastados por envolvimento em fraudes, determinado pela justiça nesta semana, em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande.

Segundo os organizadores da mobilização, marcada para terça-feira (16), as 8h30 em frente a Câmara Municipal, todo o comércio do centro da cidade permanecerá fechado durante a manhã. A intenção é reunir três mil pessoas para demonstrar a indignação em relação a decisão da justiça para que retornem a atividade os oito vereadores envolvidos no esquema que ficou conhecido como “farra das diárias”.

De acordo com um dos organizadores da manifestação, o comerciante Antônio Jaisson, os comerciantes do centro da cidade confirmaram a participação no ato e se sentem revoltados com a situação. “Ribas vai parar! Esse é nosso objetivo”, diz.

A decisão judicial, que devolve os cargos aos vereadores, considera o afastamento inconstitucional. Uma liminar por meio de ação civil pública determinou que os vereadores fossem afastados logo após a operação de revelou o esquema criminoso. Os advogados André Borges e Rodrigo Dalpiaz entraram com um agravo de instrumento e na quarta-feira (10) o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho decidiu que o afastamento não é adequado para a situação.

Foram afastados, o ex-presidente da Casa de Leis Adalberto Alexandre Domingues, o Betinho (PRTB), a vereadora Lucineide Friosi (PSC), o presidente da Câmara, Antonino Ângelo da Silva, vice-presidente, Célia Regina Ribeiro, Cláudio Roberto Siqueira Lins, Diony Erick Lima, Fabiano Duarte de Souza, Justino Machado Nogueira e Lucineide Friosi (PSC). Suplentes assumiram o cargo desde então.

“Farra das diárias” - Os oito vereadores foram afastados após deflagrada no começo do mês a Operação Viajantes, coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A investigação revelou que os vereadores tinham gastos exagerados com contratações de empresas terceirizadas de informática, publicidade, assessorias jurídicas, contábeis e fornecedores diversos, com realização de procedimentos licitatórios fraudulentos.

Os envolvidos são acusados ainda de aumentar os ganhos mensais com recursos que eram solicitados para viagens que não existiram. A Justiça suspendeu no dia 24 de novembro contratos da Câmara Municipal com 13 empresas e determinou o bloqueio de duas propriedade rurais e das contas do Legislativo.

Nos siga no Google Notícias