ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Comissão de Ética tem dois meses para concluir relatório sobre apalpada

Sessão para votar parecer final está pré-agendada para o dia 31 de agosto; punição prevista vai de advertência à cassação

Helio de Freitas, de Dourados | 16/06/2015 17:04
Maurício Lemes durante a sessão de ontem à noite; vereador não quer se pronunciar sobre denúncia de assédio (Foto: Eliel Oliveira)
Maurício Lemes durante a sessão de ontem à noite; vereador não quer se pronunciar sobre denúncia de assédio (Foto: Eliel Oliveira)

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Dourados tem até 17 de agosto deste ano para elaborar o parecer final sobre a denúncia de assédio feita pela vereadora Virgínia Magrini (PP) contra o colega de legislativo, Maurício Lemes Soares (PSB). A data é prevista no cronograma elaborado pela assessoria jurídica da Casa, ao qual o Campo Grande News teve acesso.

Virgínia acusa Maurício Lemes de apalpar suas nádegas na sessão do dia 8 deste mês, no momento em que os vereadores se perfilavam para tirar uma foto com pessoas homenageadas pela Câmara. Na mesma noite o vereador pediu desculpas à colega e disse que foi uma “brincadeira” e que a intenção era cutucar suas costas.

Protocolada pela vereadora na semana passada, a representação foi aceita durante a sessão de ontem à noite por 15 votos a zero. Dos 19 vereadores douradenses, só não votaram os ausentes Nelson Sudário (PTC) e Delia Razuk (PMDB), o presidente Idenor Machado (DEM) e Maurício Lemes, impedido por ser o acusado.

De acordo com o cronograma – que em tese não precisa ser rigorosamente seguido pela comissão, mas que na prática vai nortear os trabalhos até o relatório final –, de hoje até segunda-feira (22) corre o prazo para Maurício Lemes fazer vistas à denúncia. De 23 a 29 deste mês, ele terá prazo para apresentar defesa e arrolar até cinco testemunhas.

Testemunhas – De 30 de junho a 6 de julho começa a fase de instrução, com o depoimento das testemunhas de acusação. As testemunhas de defesa serão ouvidas de 7 a 20 de julho. Já no período de 21 de julho a 3 de agosto corre o prazo para apresentação das alegações finais.

O prazo para elaboração do parecer final começa a contar no dia 4 de agosto e segue até 17 do mesmo mês. Nesse mesmo período a Comissão de Ética, formada pelos vereadores Marcelo Mourão (PSD), Juarez de Oliveira (PRB) e Cirilo Ramão (PTC), terá de entregar o relatório para a Mesa Diretora.

No dia 18 de agosto começa a contar o prazo de cinco dias úteis para que todos os vereadores conheçam o parecer final da comissão. Na sessão prevista para o dia 31 de agosto, Maurício Lemes Soares terá duas horas para se defender antes da votação em plenário.

Punição – De acordo com o Código de Ética da Câmara, a punição prevista em caso de quebra de decoro vai de uma simples advertência até a cassação de mandato. Nos corredores da Casa os comentários são de que o vereador deve receber uma punição sem direito a salário no período.

Além do processo político, Maurício Lemes deve responder a um inquérito na Delegacia de Defesa da Mulher, onde Virgínia Magrini registrou um boletim de ocorrência na terça-feira passada.

Maurício Lemes foi novamente procurado pelo Campo Grande News nesta terça-feira, mas disse que por enquanto não vai se pronunciar sobre a denúncia de Virgínia. Ele negou que tivesse se retirado do plenário durante o discurso da colega, ontem à noite. “Assisti ao discurso sentado na cadeira do vereador Aguilera [de Souza]”.

Nos siga no Google Notícias