ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Comissão Processante ouve depoimentos de 43 testemunhas de defesa

Depoimentos ocorrem durante todo o dia na Câmara; audiências são acompanhadas por vereadores acusados de quebra de decoro

Helio de Freitas, de Dourados | 25/03/2015 15:11
Câmara de Vereadores de Naviraí, onde testemunhas de defesa de cinco vereadores depõem hoje (Foto: Reginaldo de Souza)
Câmara de Vereadores de Naviraí, onde testemunhas de defesa de cinco vereadores depõem hoje (Foto: Reginaldo de Souza)

A Comissão Processante instaurada para apurar quebra de decoro por parte de mais cinco vereadores, réus na ação penal da Operação Atenas, está ouvindo nesta quarta-feira os depoimentos de 43 testemunhas de defesa. As audiências começaram por volta de 8h e pelo menos 15 já foram ouvidas. Os depoimentos devem ocorrer até o início da noite.

Moacir Aparecido de Andrade, Jaime Dutra (PT), José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB) e Mário Gomes (PTdoB) acompanham os depoimentos. Eles foram interrogados no dia 17 deste mês. Citados nas gravações da Polícia Federal como beneficiários do esquema de corrupção montado pelo ex-presidente da Câmara, Cícero dos Santos, os cinco negam envolvimento no caso.

Em fevereiro eles passaram a responder ao processo por quebra de decoro depois que a Justiça acatou recurso do Ministério Público e os transformou em réus por organização criminosa. Os cinco estão afastados dos cargos há um mês.

Na segunda-feira, dia 23, os três vereadores da Comissão Processante ouviram o depoimento do prefeito Léo Matos (sem partido), arrolado como testemunha de defesa pelo vereador Mário Gomes. O Campo Grande News apurou que o prefeito negou ter conhecimento do caso e afirmou que só ficou sabendo pela imprensa.

O presidente da comissão, Antonio Carlos Klein (PDT), disse que amanha começa a contar o prazo de cinco dias para as alegações finais dos advogados de defesa. No dia 31 a comissão deve entregar à presidência da Câmara o relatório final com o resultado do processo. A sessão para julgamento dos cinco vereadores deve ser marcada para o dia 7 de abril.

Outros réus – Além do ex-presidente Cícero dos Santos, cassado no dia 12 de janeiro, outros quatro vereadores já perderam o mandato por envolvimento no esquema de corrupção desvendado pela Polícia Federal em outubro do ano passado.

Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, foram cassados em janeiro. Elias Alves e Vanderlei Chagas foram cassados no dia 27 de fevereiro. Solange Melo tinha renunciado em novembro, quando ainda estava presa, e Marcus Douglas Miranda renunciou há dois meses.

Gean Carlos Volpato deveria ter sido julgado no dia 27 de fevereiro, mas o prazo do processo contra ele expirou e uma nova Comissão Processante foi instalada neste mês e tem até 90 dias para concluir os trabalhos. Com os cinco afastados no mês passado, todos os 13 vereadores eleitos em Naviraí em 2012 estão fora dos cargos como resultado da Operação Atenas.

Nos siga no Google Notícias