ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Como punição, fazendeiro vai financiar campanha contra trabalho escravo

Nadyenka Castro | 30/05/2013 18:37
Área externa do alojamento na fazenda Santa Luzia. (Foto: Divulgação)
Área externa do alojamento na fazenda Santa Luzia. (Foto: Divulgação)
"Cama" onde trabalhadores dormiam. (Foto: Divulgação)
"Cama" onde trabalhadores dormiam. (Foto: Divulgação)


Um fazendeiro de Nova Andradina, município que fica a 300 quilômetros de Campo Grande, terá que financiar uma campanha contra trabalho escravo. A ação é uma das determinações do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre ele e o MPT (Ministério Público do Trabalho) após flagrante de trabalho degradante na propriedade rural.

O trabalho degradante na Fazenda Santa Luzia foi constatado no dia 13 de maio, após denúncia. Força-tarefa composta por fiscais do MPT, do MTE (Ministério do Trabalho e do Emprego) e pela PF (Polícia Federal) foram ao local e constataram que não havia água potável no alojamento e que este era em situação precária.

A procuradora do trabalho Cândice Gabriela Arosio esclareceu que quando os fiscais lá chegaram, os 10 trabalhadores da colheita de mandioca não mais estavam. No entanto, foram encontrados documentos pessoais, alimentos e roupas.

O fazendeiro foi notificado a comparecer em audiência no MPT em Dourados e no dia 24, assinou o TAC. O produtor rural se comprometeu a divulgar em outdoors e anúncio no jornal local, durante duas semanas a partir de 24 de junho, peças de combate ao trabalho escravo e também a destinar R$ 12 mil em materiais, a partir de 15 de julho, ao “Projeto Padrinho”, do município.

O proprietário da fazenda Santa Luzia também assumiu o compromisso de não manter trabalhadores sem registro, realizar exames médicos, não vender ou fornecer bebidas alcoólicas aos empregados, nem obrigá-los a adquirir produtos no local.

O empregador deverá fornecer água potável e equipamentos de proteção individual adequado, fiscalizando o uso, equipar o estabelecimento com o material necessário à prestação de primeiros socorros e fornecer transporte adequado e gratuito.

Pelo TAC, os alojamentos e instalações sanitárias deverão ser mantidos em condições adequadas, assim como as frentes de trabalho. Aos trabalhadores deverão ser pagos salários e concedidos os intervalos conforme previsto na legislação. O fazendeiro também se comprometeu a não contratar adolescentes para trabalho insalubre ou perigoso.

Dano moral individual - O fazendeiro se comprometeu, ainda, a pagar, até o dia 10 de junho, salários, verbas rescisórias e valores referentes ao dano moral individual, no valor total de R$ 1.321,34, aos herdeiros legais do empregado Luciano de Jesus Freitas, que foi assassinado, no dia 7 de maio, na propriedade.

Nos siga no Google Notícias