ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Conhecida como Capital do Vale do Ivinhema, cidade completa hoje 57 anos

Viviane Oliveira | 20/12/2015 10:10
Nova Andradina tem pouco mais de 50 mil habitantes. (Foto: divulgação/prefeitura)
Nova Andradina tem pouco mais de 50 mil habitantes. (Foto: divulgação/prefeitura)

Nova Andradina, distante 300 quilômetros de Campo Grande, completa neste domingo 57 anos. Com potencial agrícola e pecuário, a cidade ocupa a 7ª posição em Mato Grosso do Sul com maior PIB (Produto Interno Bruto).

O município, que tem pouco mais de 50 mil habitantes, é conhecido como Cidade Sorriso, Capital do Vale do Ivinhema e Cidade Inovadora. Conforme o prefeito Roberto Hashioka, o terceiro título se dá pelo pioneirismo da cidade em ações voltadas para o desenvolvimento regional a partir da ciência, da tecnologia e da inovação.

Segundo a prefeitura, entre as ações mais recentes está a criação da Finova (Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina), o FMDA (Fundo Municipal de Desenvolvimento ) e o Probatec (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação).

“Trata-se de um projeto que agrega as três instituições públicas de ensino superior existentes em nosso município, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), além da Uniesp (Faculdades Integradas de Nova Andradina) e da USP (Universidade de São Paulo)”, destaca Roberto.

Atualmente, a cidade abriga estudantes de muitas regiões do Brasil por causa das diversas opções de centros de ensino superior e técnico. O crescimento acelerado do município abriu oportunidade para novas empresas em vários segmentos, principalmente do setor terciário.

A região Vale do Ivinhema é composta por dez municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Santa Rita do Pardo.

Nos siga no Google Notícias