ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Conselho de Saúde denuncia mortes de bebês em maternidade do HU

Presidente do conselho acusa HU de negar atendimento a gestantes e promete colocar em discussão a devolução do hospital para o município; HU nega falta de atendimento

Helio de Freitas, de Dourados | 14/09/2015 09:41
Hospital Universitário de Dourados é único da região a fazer partos pelo SUS (Foto: Arquivo)
Hospital Universitário de Dourados é único da região a fazer partos pelo SUS (Foto: Arquivo)
Berenice Machado acusa hospital de priorizar ensino e deixar atendimento de lado (Foto: Divulgação)
Berenice Machado acusa hospital de priorizar ensino e deixar atendimento de lado (Foto: Divulgação)

Denúncias de falta de atendimento adequado a gestantes no HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, chegam nesta semana ao Ministério Público e podem até mesmo iniciar discussão sobre possível descredenciamento da unidade como referência em partos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berenice Machado, disse que a maternidade do HU está sendo alvo de denúncias constantes de violência obstétrica. “As mães chegam com dores, mas eles mandam a gestante para casa e o bebê acaba indo a óbito. Na semana que passou, dois casos chegaram a nosso conhecimento”, afirmou Berenice ao Campo Grande News.

Devolução ao município – Berenice informou que na reunião ordinária do conselho nesta quarta-feira vai propor a definição de uma data para uma assembleia extraordinária, para deliberar sobre a devolução do hospital para o município de Dourados, que antes de ser repassado à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em 2008, era gerenciado pela prefeitura.

“Há tempo o conselho vem fazendo denúncias ao Ministério Público e à OAB, conversando com a direção, mas agora vamos ter que pedir outras providências, como retomada da maternidade ou do hospital. Chega de mortes!”, afirmou Berenice.

Não cumpre contrato – A presidente do Conselho de Saúde acusa o HU de não cumprir o contrato para atendimento de pacientes do SUS e diz que a situação se agravou com a nova direção. Após a posse da reitora Liana Calarge na UFGD, o hospital passou a ser dirigido pela médica Mariana Croda.

“Não querem nem que o conselho entre no hospital. Ontem [sábado] foi difícil entrar lá, conseguimos depois de ameaçar chamar a Guarda Municipal. Negam nega vaga o tempo todo, brincam com a vida das pessoas. Eles se escondem atrás da porta fechada e recebem quem eles querem”, denuncia Berenice. No HU, apenas a maternidade é de “porta aberta” e os demais pacientes só são atendidos através de encaminhamento.

Ela aponta erro do ex-prefeito Laerte Tetila (PT), de entregar o Hospital Universitário para a UFGD. “O ex-prefeito Tetila foi muito infeliz nessa decisão, porque foi uma decepção e o município hoje paga muito caro por isso. Vamos lutar para o hospital voltar para o município, já que não cumpre a finalidade. Querem só o ensino e não estão nem aí com a assistência. Ate onde se sabe, a decisão do prefeito da época não passou pelo conselho”.

HU nega falta de atendimento – Em nota distribuída nesta segunda-feira pela assessoria, o Hospital Universitário da HUFD informa ser referência para partos de baixo e alto risco pelo SUS na região de Dourados, “apesar de a proposta e a missão do hospital serem os atendimentos de média e alta complexidade”.

Segundo a nota, o único serviço de porta aberta no HU-UFGD é a obstetrícia, “não havendo possibilidade de recusa de atendimentos, uma vez que não há para onde referenciar as pacientes”.

Sobre as denúncias do final de semana, envolvendo inclusive morte de feto, o HU-UFGD esclarece que os fatos estão “sob análise”, mas garante que todas as pacientes foram examinadas, inclusive com avaliação de caridiotocógrafo (que verifica os batimentos cardíacos do feto) e orientadas para retorno, “pois não estavam em trabalho de parto”.

Ainda conforme o HU, para avaliação conclusiva das possíveis causas de óbito fetal, seria necessário um serviço de verificação de óbito, que não existe no município de Dourados.

“O HU-UFGD está sempre à disposição, tanto para o Conselho Municipal de Saúde, quanto para qualquer órgão do município relacionado à saúde, de modo que a direção do hospital acredita ter havido equívoco e falha de comunicação entre as partes na abordagem dos fatos em questão. O HU-UFGD está verificando todas as denúncias e se esforçando para, cada vez mais, primar pela excelência no atendimento às gestantes”, diz a nota do hospital.

Nos siga no Google Notícias