A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

03/10/2014 08:55

Continua indefinida negociação salarial da indústria da celulose

Caroline Maldonado
Funcionário e sindicalistas já fizeram manifestações em frente as unidades (Foto: Divulgação/Sititrel)Funcionário e sindicalistas já fizeram manifestações em frente as unidades (Foto: Divulgação/Sititrel)

O sindicato que representa funcionários da indústria de papel de celulose em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, planeja para a próxima terça-feira (7) reunião com empregados da International Paper para votação do reajuste salarial proposto pela empresa. A negociação se estende desde julho deste ano e na última semana as indústrias não sinalizaram qualquer alteração na proposta, segundo o presidente do Sititrel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose), Almir Morgão. 

Veja Mais
Fiems pede que governo mantenha contratos de incentivos fiscais
Reinaldo chega a Dourados para lançamento e entregas de obras

Conforme o sindicato, 220 funcionários poderão votar contra ou a favor o aumento de 7% no salário da categoria, que representa 0,63% de ganho real. As indústrias Eldorado Brasil e Fibria, que também têm unidade no município, fizeram a mesma proposta. Em apuração de votos feita no dia 24 de setembro, 66,4% dos empregados Eldorado não aceitaram proposta. Na Fibria, 67% dos que votarão rejeitou o reajuste, em votação promovida no dia 23 de setembro.

De acordo com o presidente do Sititrel, caso o resultado da próxima votação seja desfavorável a proposta das empresas, os sindicalistas levarão o caso a justiça para tentar reajuste de 8,33%, que daria aumento real de 2%. 

Greve - Almir não descarta ainda a possibilidade de uma paralisação, se o caso for para a justiça. “Pode ser que façamos a greve para forçar as empresas a negociar e também o legislativo a agilizar os processo”. Há duas semanas, funcionários e sindicalistas fizeram manifestações em frente a Fibria e Eldorado.

No dia 23 de setembro, a Fibria informou que permanece firme na proposta de 0,63% de ganho real aos seus funcionários. A Eldorado Brasil informou dias antes que mantém diálogo aberto com o Sititrel, mas prefere não comentar os assuntos que estão em negociação. Após uma das manifestações no dia 15 do mês passado, a International Paper informou que está negociando com o Sititrel, mas também não deu detalhes da negociação.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions