ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Corpo de brasileira morta ainda está na Bolívia e OAB ajuda na tramitação legal

Renata Volpe Haddad | 13/01/2016 10:51
Corpo de Priscila ainda continua em Santa Cruz de La Sierra e OAB ajuda na tramitação legal. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Corpo de Priscila ainda continua em Santa Cruz de La Sierra e OAB ajuda na tramitação legal. (Foto: Reprodução/ Facebook)

O corpo de Priscila Aparecida Franco da Silva, 26 anos, encontrada morta na Bolívia no dia 8 de janeiro, ainda está em Santa Cruz de la Sierra e devido a comoção da população de Corumbá, distante 419 km de Campo Grande, a subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do município, decidiu se envolver de maneira humanitária e está ajudando a família da vítima com toda a tramitação legal.

Segundo informações do site Diário Corumbaense, o presidente da instituição, advogado Roberto Lins, nomeou o advogado José Carlos dos Santos, que tem acesso à Bolívia para que possa fazer a intermediação e prestar todos os esclarecimentos necessários à família.

Lins esclareceu que o governo brasileiro não tem verba disponível para translado de corpos de brasileiros que morrem no exterior. Quem arca com os custos dessa movimentação é a família. “Entramos em contato com o companheiro dela em Campinas e expusemos todas as questões jurídicas para saber o que ele poderia fazer para o translado do corpo. Em contato com o Ministério das Relações Exteriores, disseram por telefone, que por uma questão legal, eles não têm como viabilizar nenhum recurso para o translado do corpo da Bolívia para o Brasil e que isso fica para a família”, afirmou.

Priscila que estava grávida de sete meses, foi encontrada morta no dia 08 de janeiro. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Priscila que estava grávida de sete meses, foi encontrada morta no dia 08 de janeiro. (Foto: Reprodução/ Facebook)

Somente na terça-feira (12), o companheiro de Priscila conseguiu enviar todos os documentos necessários para José Carlos dos Santos dar continuidade aos procedimentos legais. No entanto, ainda é necessário que algum familiar da vítima se dirija a Santa Cruz para reconhecimento formal do corpo.

Ainda conforme o site, o marido de Priscila, Thiago Ferreira, 29, disse que sai de Campinas nesta quarta-feira (13) às 16h30, junto com uma irmã da vítima, e ambos devem chegar em Corumbá amanhã (14).

O advogado José Carlos está constantemente em contato com o Consulado Brasileiro em Santa Cruz, que está trabalhando no caso. “Primeiro, é preciso formalizar que se trata da Priscila. Por mais que pelas circunstâncias que foi identificada, através das tatuagens dela, é preciso fazer a identificação para que não fique nenhuma dúvida”, explicou.

O corpo foi submetido à autopsia para identificar a causa da morte para ser feita a lavratura e emitido o atestado de óbito, e se for o caso, será embalsamado para levar para Campinas. Depois do reconhecimento formal, será emitido a certidão de óbito boliviana.

Após isso, o consulado brasileiro vai traduzir o documento e fará o reconhecimento da firma da pessoa que assinou, porque nenhum cartório brasileiro reconhece a firma de documento estrangeiro, ou seja, quem faz esse reconhecimento é o Consulado do Brasil no país estrangeiro.

Depois, fica a cargo da família a decisão de trazer ou não o corpo para o Brasil, mas o Consulado em Santa Cruz já reforçou que o órgão não dispõe de verba para esse tipo de trâmite. “O Consulado já alertou que as possibilidades são translado, que é por conta da família, enterro em Santa Cruz ou cremação”, alegou.

A família de Priscila não tem condições de arcar com os custos do translado e por isso disponibilizou uma conta bancária para quem desejar ajudar. A conta corrente é do Bradesco, agência 046-9 / conta 370.237-5, em nome de Ivanil Augusto da Silva. O titular dessa conta alertou que quem é de Corumbá ou outra cidade de Mato Grosso do Sul deve acrescentar mais um zero no número da agência, ou seja, 0046-9, caso o depósito não seja aceito.

Crime - A brasileira que residia em Campinas foi encontrada morta, com as mãos amarradas e sinais de espancamento e violência sexual em um matagal na cidade boliviana de Puerto Quijarro, que faz fronteira com Corumbá, no dia 08 de janeiro. Ela estava grávida de sete meses.

O corpo foi enviado à Santa Cruz porque na fronteira não havia câmara fria para preservá-lo. Grávida de sete meses, Priscila morava com dois filhos, um de 4 e outro de 6 anos, e seu companheiro, Thiago Henrique Batista Ferreira, de 29 anos. De acordo com ele, a vítima estaria na região para adquirir roupas que seriam revendidas em Campinas. Mas, a Polícia Boliviana trabalha com a possibilidade de a brasileira ter sido executada por narcotraficantes.

Nos siga no Google Notícias