ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Corumbá capacita mais de 150 profissionais em saúde mental

Daniel Machado | 02/03/2015 20:37
Cento e cinquenta e cinco trabalhadores em saúde de Corumbá estão qualificados para atenderem pessoas usuárias de drogas (crack, álcool e outras drogas) após participarem do curso de Formação em Saúde Mental. (Foto: Kleverton Velasques)
Cento e cinquenta e cinco trabalhadores em saúde de Corumbá estão qualificados para atenderem pessoas usuárias de drogas (crack, álcool e outras drogas) após participarem do curso de Formação em Saúde Mental. (Foto: Kleverton Velasques)

Cento e cinquenta e cinco trabalhadores em saúde de Corumbá estão qualificados para atenderem pessoas usuárias de drogas (crack, álcool e outras drogas) após participarem do curso de Formação em Saúde Mental que envolveu instituições como a Fiocruz, do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), além do Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul, e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, em parceria com o Ministério da Saúde

A formação capacitou integrantes das equipes da Estratégia de Saúde da Família, para atender usuários de drogas, lícitas e ilícitas, e integrou o Projeto Caminhos do Cuidado que acontece em todo o país.

“Esse certificado comprova não só a formação, mas, a partir de agora, os tornam profissionais sublimes, Sublimes por compreender, respeitar e cuidar do sujeito respeitando suas diferenças, suas particularidades, suas escolhas de vida e conseguir fazer isso de fato é sublime, pois os fazem despir-se de todo e qualquer preconceito existente, é olhar o ser humano de outra forma, em sua totalidade, sem julgá-lo, mas sim, procurando cuidá-lo”, disse Sílvia Freire, tutora do curso.

Participaram da formação agentes comunitários de saúde e auxiliares, bem como técnicos de enfermagem da Atenção Básica de todas as Unidades de Saúde de Corumbá.
O grupo foi dividido em cinco turmas e o curso contou com 40 horas de aula teórica e 20 horas de aula prática.

“Temos procurado de forma muito firme e responsável fazer uma gestão de Saúde que possa cada vez mais fortalecer o cuidado em cada canto desse território, em cada espaço, em cada local”, destacou a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, que destacou o papel dos agentes comunitários de saúde.

“Para poder ter o ato de cuidar, de humanizar, de integrar, de proteger de fato e de direito, precisamos que cada um de vocês assuma a responsabilidade com a profissão e vocês podem fazer toda essa diferença. Não tem como o profissional saber e conhecer cada canto, o médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social, por isso o agente é importante porque ele conhece o seu canto, o seu território como ninguém e ele vai poder mapear esse espaço e trazer para dentro da unidade de Saúde o que ele vivencia na comunidade dele”, comentou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Corumbá.

Os certificados foram entregues aos participantes na tarde da última sexta-feira, 27 de fevereiro, no auditório da Prefeitura Municipal de Corumbá, onde também aconteceu uma confraternização.

Nos siga no Google Notícias