A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

19/12/2013 23:00

Corumbá inicia qualificação de atendimento para turistas na fronteira

Viníius Squinelo

Já está funcionando o Centro Internacional de Atendimento ao Turista do Pantanal (CIAT-Pantanal). Inaugurado nesta quinta-feira (19), pela Prefeitura de Corumbá, o objetivo é qualificar o serviço prestado aos viajantes que entram e saem do país pela fronteira corumbaense com a Bolívia.

Veja Mais
PMA fecha posto de combustível e multa proprietário em R$ 50 mil
Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa

Segundo informações do site Diário Corumbaense, no CIAT-Pantanal o turista encontra informações a respeito de horário de voos nos aeroportos de Puerto Suárez (Bolívia) e de Corumbá; ônibus e trem que partem da cidade boliviana de Puerto Quijarro, bem como dos locais, horários e destinos partindo da rodoviária corumbaense. No local, também são disponibilizados panfletos, mapas vídeos e material informativo sobre Corumbá, o Pantanal e Mato Grosso do Sul.

Funcionando numa sala cedida pela Receita Federal exatamente ao lado do posto de imigração da Polícia Federal, o Centro Internacional conta com serviço de informação trilíngue – português, espanhol e inglês – e uma equipe de três funcionários da Fundação de Turismo. O atendimento aos turistas que por lá passarem é diário. De segunda a sexta acontece das 08h às 18 horas. Sábados, domingos e feriados o serviço vai das 08h às 14 horas.

Pelos próximos três meses uma equipe do Observatório de Turismo do Pantanal de Corumbá vai trabalhar no local, elaborando uma pesquisa para identificar o perfil completo do turista que cruza a fronteira de Corumbá com a Bolívia. As informações vão nortear ações para o desenvolvimento de uma política para o setor.

“É fundamental não apenas para traçarmos políticas públicas, mas para sermos mais assertivos na nossa promoção fora de Mato Grosso do Sul, bem como também atrair investimentos e empresas”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes. Ela destacou que Corumbá é a primeira cidade sul-mato-grossense a implantar um receptivo internacional para turistas. “Temos Corumbá como o polo de desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro e portão internacional do país”, afirmou, em entrevista ao Diário Corumbaense.

Para o prefeito Paulo Duarte, o novo espaço se configura numa importante ferramenta para integração efetiva do Brasil com a Bolívia através do turismo. “A fronteira não pode ser vista como limitador, como um lugar hostil e de repressão. É importante, sim, essa fiscalização, mas, ao mesmo tempo, ela precisa acolher. Precisamos mudar essa concepção e fazermos dessa, uma fronteira segura e por isso precisamos dessa parceira com a Bolívia. A fronteira não pode ser barreira, tem que ser oportunidade. As pessoas estão chegando e vão ver essa intenção que temos de recebê-las bem”, finalizou.

Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...
Sobrinho mata tio com facada no coração e se entrega para polícia
Elpídio Corrêa Mendes, 39, foi morto esfaqueado pelo sobrinho, Tiago Corrêa Mendes, 20, na manhã deste sábado (3) em Naviraí, distante 366 km de Camp...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions