ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Corumbá investiga mais duas mortes causadas por gripe suína

Edivaldo Bitencourt | 14/03/2014 14:52
Prefeito descartou epidemia e surto da doença no município (Foto: Divulgação)
Prefeito descartou epidemia e surto da doença no município (Foto: Divulgação)

Além da primeira morte confirmada, o vírus H1N1, como é conhecido o causador da gripe suína, pode ter matado mais duas pessoas em Corumbá, a 423 quilômetros da Capital. A Prefeitura informou que exames descartaram que a doença tenha causado outras duas mortes.

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, o perfeito Paulo Duarte (PT) confirmou que outros dois casos estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde. A primeira morte por gripe suína no Estado foi confirmado ontem pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

“A Prefeitura, em nenhum momento, escondeu absolutamente nada sobre esse assunto”, ressaltou o prefeito. “Lamentamos profundamente todas essas mortes. Há interesse absoluto da Prefeitura em continuar investigando esses fatos e tudo será devidamente divulgado para a imprensa e toda população corumbaense”, complementou.

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, o médico infectologista Rivaldo Venâncio da Cruz também participou do ato e voltou a negar a existência de uma epidemia de H1N1 ou de pneumonia em Corumbá. “Estou convencido que não há uma epidemia de gripe acontecendo aqui. As causas dessas mortes não têm relação entre elas”, reforçou o especialista, que há quase 20 anos vem acompanhando a Saúde Pública do município.

Seis pessoas já morreram com o mesmo sintoma nos últimos meses na Cidade Branca. Cinco óbitos ocorreram antes do Carnaval.

“É uma irresponsabilidade falar em um surto de H1N1 em Corumbá neste momento”, ratificou o médico Manoel João Oliveira, chefe do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa e responsável pelo atendimento das cinco vítimas.

“Tive contato com todos esses pacientes utilizando pouca proteção. Mesmo assim ninguém da nossa equipe e nem da minha família ficou doente”, relatou.

O presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa, Cristiano Xavier, negou os boatos de que vários médicos da instituição estivessem internados com pneumonia. “Como já havíamos dito no começo da semana, um médico foi internado com pneumonia bacteriana. Ele apresentou os sintomas depois de um dia de pescaria, quando se expôs a muita chuva. Ele foi medicado e está se recuperando em casa”, explicou Cristiano.

Nos siga no Google Notícias