A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

12/10/2014 12:16

Corumbá tem 170 eleitores bolivianos aptos a votar no Brasil

Priscilla Peres
Eleitores bolivianos aptos a votar no Brasil escolhem seus candidatos por meio de cédulas de papel. (Foto: Ricardo Albertoni/Diário Corumbaense)Eleitores bolivianos aptos a votar no Brasil escolhem seus candidatos por meio de cédulas de papel. (Foto: Ricardo Albertoni/Diário Corumbaense)

Corumbá município distante 419 km de Campo Grande e que faz fronteira com a Bolívia, tem 170 pessoas aptas a votar nas eleições presidenciais bolivianas que acontecem hoje. Os eleitores passaram por um recadastramento biométrico este ano realizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Corumbá faz fronteira com a Província boliviana de German Busch e segundo o site Diário Corumbaense, a seção eleitoral para atender os eleitores que moram no Brasil foi instalada no Centro Boliviano Brasileiro 30 de Marzo, localizado na rua Joaquim Murtinho, nº 1982.

Antes mesmo da abertura da seção, já havia pessoas na fila esperando para votar. A identificação do eleitor é feita por biometria e a equipe responsável conferia as digitais dos cadastrados e em seguida entregavam a cédula de papel para a confirmação do voto.

“É a primeira vez que estou votando aqui para escolher um presidente e um vice para meu país. Fico feliz de poder participar, de escolher um bom representante para governar a Bolívia”, disse Rudy Peña Artieuros.

“Eu não moro lá, mas sei que é muito importante ajudar a melhorar muitas coisas em meu país”, explicou Máximo Monteiro Mercado. “Moro aqui em Corumbá, mas penso na melhoria da Bolívia e estou também exercendo a minha cidadania”, comentou Maria Luisa .

Após o encerramento da votação, representantes do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia irão apurar os votos e enviar o resultado via internet para o centro de apuração montado pelo TSE boliviano. Na fronteira da Província de German Busch com Corumbá, o clima é de tranquilidade e o tráfego de veículos não é permitido durante o dia.

Eleição - Os bolivianos vão às urnas hoje para escolher o próximo presidente para um mandato de cinco anos. As votações ocorrem das 8h (9h no horário de Brasília) às 16h locais. O Tribunal Supremo Eleitoral informou que 37 mil policiais e 20 mil militares farão a segurança nas eleições e que o país tem 6.245.959 pessoas habilitadas a votar. Duzentos observadores internacionais supervisionarão o pleito.

Bolivianos escolhem hoje presidente para próximo mandato
A Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, em Corumbá, realiza hoje (12) eleições gerais para escolher o próximo presidente para um ma...
Carreta da Justiça oferecerá serviços a partir do próximo dia 13
Carreta da Justiça, programa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que oferece serviços do judiciário de forma gratuita, chegará ao mun...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions