ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Cresce 170% apreensão de jovens e adolescentes no tráfico na fronteira de MS

Lúcio Borges | 18/05/2015 19:09

Um dado estatístico preocupante que envolve a apreensão de adolescentes e jovens pelo tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul, foi divulgado nesta segunda-feira (18). Houve um alarmante crescimento de 170%, na captura deste público, nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014. O número é ainda somente de informações contabilizadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), que divulgou hoje balanço das ações de janeiro a abril. A apreensão de mulheres no tráfico também cresceu e foi de 105%.

De acordo com o DOF, que tem sede em Dourados e atende a fronteira sul do Estado, o primeiro quadrimestre desse ano é recorde em apreensões, principalmente contra o narcotráfico e o contrabando. Outros resultados expressivos também foram apontados na recuperação de veículos oriundos de roubo/ furto, apreensão de armas e captura de foragidos.

Se comparado ao mesmo período de 2014, o DOF aumentou em 160% as ocorrências de apreensão de armas; 64% na apreensão de maconha (8,5 toneladas); 645% nas apreensões de cigarro contrabandeado (R$ 17 Milhões); 300% na captura de foragidos e 400% na recuperação de veículos (roubo/furto).

Falando aos jovens

A direção do DOF, anunciou que para tentar inibir a participação de menores no mundo do tráfico, o Departamento iniciou palestras nas escolas, onde policiais visitam instituições da região de fronteira com a proposta de desestimular esses jovens a iniciação criminal.

Na palestra são tratados alguns temas como o ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), CP (Código Penal) e o sistema de punibilidade brasileiro, as regras que punem no país, tanto adultos, como adolescentes.

Nos siga no Google Notícias