A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

30/01/2013 17:00

Cultura e história incluiram Corumbá no PAC, afirma Delcídio

Nícholas Vasconcelos
Delcídio com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a secretária Maria Clara Scardini, o prefeito Paulo Duarte e a ministra Miriam Belchior em Brasília. (Foto: Divulgação)Delcídio com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, a secretária Maria Clara Scardini, o prefeito Paulo Duarte e a ministra Miriam Belchior em Brasília. (Foto: Divulgação)

A importância cultural e histórica de Corumbá foi fundamental para a inclusão do município no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, do Governo Federal, que este ano vai beneficiar 44 cidades de diferentes regiões do País. Corumbá é a única cidade do Estado incluída no programa.

Veja Mais
Corumbá é habilitada para receber recursos do PAC Cidades Históricas
Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai

“Corumbá tem um simbolismo muito grande, tanto do ponto de vista histórico quanto cultural, não só para Mato Grosso do Sul, mas para toda a Região Centro-Oeste e o Brasil. O nosso conjunto arquitetônico é riquíssimo e vai ser resgatado com os recursos do PAC. Isso demonstra a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff e o carinho que ela tem com o nosso estado e a nossa gente”, destacou o senador Delcídio do Amaral (PT).

O PAC beneficiará também Ouro Preto (MG), Olinda (PE), Natal (RN) e São João Del Rey (MG), entre outros municípios. As cidades terão acesso a R$ 1 bilhão para investimentos na recuperação de prédios públicos de comprovado valor histórico e cultural.

O anúncio foi nesta quarta-feira (30), em Brasília (DF) ao prefeito Paulo Duarte (PT), durante encontro com as ministras do Planejamento, Miriam Belchior, da Cultura, Marta Suplicy, senador Delcídio do Amaral (PT). Participaram da reunião também a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema Machado, e Maria Clara Scardini, da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

“Essa é uma grande vitória para Corumbá e todo o Mato Grosso do Sul, a qual creditamos à excelente sintonia que o meu mandato tem com o senador Delcídio e o governo federal. ”, disse Paulo Duarte.

De acordo com Duarte, técnicos da Prefeitura já trabalham em conjunto com a Superintendência do Iphan em Mato Grosso do Sul para concluir o levantamento das necessidades do município.

As propostas serão apresentadas no dia 19 de fevereiro em uma nova reunião em Brasília. Depois, no dia 3 de março será feito outro encontro na sede do Instituto para debater os projetos.

Além dos recursos para a recuperação dos prédios públicos, que serão repassados a fundo perdido sem exigência de contrapartida da prefeitura, as ministras Miriam Belchior e Marta Suplicy comunicaram que o Governo Federal vai disponibilizar, inicialmente, R$ 300 milhões do BNDES para a restauração de prédios privados.

“Em Corumbá temos vários prédios particulares que poderão ser recuperados através dessa linha de crédito. Ela é muito interessante porque oferece juros baixíssimos e extensos prazos de pagamento”, comentou o prefeito.

Marido agride esposa e se esconde da polícia na casa do pai
Após agredir a esposa, Gilmar Sousa, de 37 anos, se escondeu na casa do pai no assentamento Itamarati, em Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande. Conf...
Homem é encontrado morto com marcas de tiro em calçada de casa
Um homem não identificado foi encontrado morto na madrugada deste domingo (11) em Dourados – a 233 km de Campo Grande. Conforme o Boletim de Ocorrênc...
Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...



espero que realmente esse dinheiro seja usado para refoprma do casario historico de corumbá,para realmente a cidade branca se torne bastante conhecida nacionalmente como uma cidade turistica e historica da região centro oeste e atraen mais turismo para a capital do pantanal.
 
sidney flores sanabria em 30/01/2013 21:39:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions