ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Dados da Sejusp indicam queda na violência na região de fronteira em MS

Luciana Brazil | 16/07/2014 14:49
O secretário Wantuir Jacini, de Justiça e Segurança Pública. (Divulgação/Sejusp)
O secretário Wantuir Jacini, de Justiça e Segurança Pública. (Divulgação/Sejusp)

A criminalidade teve redução nos últimos seis meses nos municípios localizados na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Números divulgados nesta terça-feira (15), mostram as reduções consideráveis nos índices de crime que mais causam impactos na sociedade, os crimes contra a vida e o patrimônio. Ponta Porã foi a cidade que mais apresentou bons resultados, com queda de 11,1% nos homicídios e 26,6% nos furtos a residências.

Para o secretário de Justiça, Wantuir Jacini, a queda nos números da violência são consequência do comprometimento e constantes ações do governo do Estado. “Na maioria dos crimes estamos atingindo a meta estipulada de redução que é entre 6 e 8%, mas estamos trabalhando focados em diminuições ainda maiores”, afirma jacini.

A lesão corporal seguida de morte caiu 66,7% em toda faixa fronteiriça, que inclui as cidades vizinhas ao Paraguai e a Bolívia. Esse foi o melhor resultado apurado pelo estudo. Roubo a residência (11,1%), roubo de veículos (8,5%), furto a residência (7,4%), furto (6,2%) e furto de veículos (2,8%) aparecem na sequência.

Para os próximos meses, o secretário afirma que já estão programadas várias operações surpresas em bairros de Ponta Porã e de outros município na fronteira. A ações visam reprimir e combater principalmente homicídios, roubos e furtos.

Policia Militar e Civil realizam ações em Ponta Porã, em toda a faixa da fronteira, no centro, e bairros do Granja, Jardim Altos da Glória, Jardim Marambaia, Residencial Ponta Porã, Jardim São João, Vila Áurea, São Domingos, Santa Izabel, Jardim Vitória e Vila Reno.

Apesar dos dados, em Ponta Porã, uma reunião realizada esta nesta semana entre empresários e representantes do comércio pediu mais segurança, incluindo a presença da Força Nacional de Segurança no perímetro urbano.

Nos siga no Google Notícias