ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

De 60 aprovados em concurso, 15 são parentes; MPE apura improbidade

Priscilla Peres | 14/04/2015 17:19
Candidatos a concurso protestaram ontem, em frente a Câmara.  (Foto: Divulgação)
Candidatos a concurso protestaram ontem, em frente a Câmara. (Foto: Divulgação)

O MPE/MS (Ministério Público do Estado) vai investigar irregularidades no concurso público da prefeitura de Rochedo - distante 74 km da Capital. O prefeito João Cordeiro (PMDB) será investigado por improbidade administrativa e por acusações de fraude no certame. Dos 60 aprovados, 25% (15) são parentes do prefeito ou integrantes da administração municipal ou da Câmara de Vereadores.

A decisão de instaurar preparatório foi do promotor de Justiça substituto, Allan Thiago Barbosa Arakaki, da comarca de Rio Negro. As inscrições do concurso foram feitas de 9 a 19 de dezembro de 2014 para o preenchimento de 60 vagas em cargos de nível superior, médio e fundamental. Os salários oferecidos variam entre R$ 724 e R$ 10.164 e as provas aplicadas em 28 de fevereiro e 1° de março.

Acontece, que candidatos estão acusando a prefeitura de beneficiar parentes no resultado do concurso, inclusive alterando a nota final de cada um dos aprovados. Entre as denúncias, pelo menos 15 pessoas tem grau de parentescos com membros da prefeitura ou da Câmara de Rochedo.

É o caso de Geraldo Alves Arantes Junior, filho do vereador Geraldo Arantes, que passou em 1° lugar para o cargo de controlador interno. Ele já era funcionário do município em cargo de nível Médio e ainda tem parentesco com o ex-prefeito Adão Pedro Arantes. Seu pai faz parte da base aliada do prefeito.

Os candidatos ainda denunciam que na lista de aprovados existem outros três parentes do vereador Geraldo Arantes; cinco parentes do ordenador de despesas Gilson Sandim Rezende e outros seis aprovados que podem ter parentesco com a vice-prefeita Sandra Aparecida de Oliveira Alencar.

Revoltados com a situação, ontem alguns candidados ao concurso manifestaram em frente a prefeitura. Com cartazes, eles pedem o fim do nepotismo na prefeitura, investigação e Justiça.

O concurso foi organizado pela empresa Idagem, que não se manifestou sobre o caso. Assim como o prefeito João Cordeiro, que procurado pela reportagem, não deu seu posicionamento até o fechamento desta matéria.

Nos siga no Google Notícias