ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Defesa Civil inicia levantamento sobre estragos da chuva em Nova Andradina

Daniel Machado | 18/02/2015 21:48
Em reunião no gabinete do prefeito Roberto Hashioka, técnicos da Defesa Civil elencaram as ações necessárias para que o município homologue situação de emergência. (Foto: Divulgação)
Em reunião no gabinete do prefeito Roberto Hashioka, técnicos da Defesa Civil elencaram as ações necessárias para que o município homologue situação de emergência. (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec-MS) já iniciou o levantamento do impacto das fortes chuvas que atingiram Nova Andradina na última semana.

Em reunião no gabinete do prefeito Roberto Hashioka, o tenente-coronel Adriano Rampazo e os técnicos Wanderley Alves Pinto e Sandoval Leonardo Júnior elencaram as ações necessárias para que o município homologue situação de emergência.

De acordo com Rampazo, que exerce a função de coordenador-adjunto da Cedec-MS, o órgão também irá auxiliar o município no preenchimento de toda documentação para buscar aporte de recursos federais através de Decreto de Situação de Emergência.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul também irá emitir parecer sobre os danos materiais, humanos e ambientais ocasionados em decorrência das fortes chuvas. “Este foi um evento atípico em Nova Andradina, uma situação que requer atenção por conta dos inúmeros danos públicos e privados registrados, e que até então não haviam acontecido”, frisou o tenente-coronel.

Para a ação que busca o reconhecimento de situação de emergência, o prefeito Roberto Hashioka determinou que as secretarias de Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Cidadania e Assistência Social e Coordenadoria-Geral de Comunicação se mobilizem para o levantamento de todos os prejuízos, o que requer a documentação fotográfica e georreferencial dos locais atingidos.

Com o reconhecimento do Governo Federal, o Governo de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura do município ficam aptos a solicitar e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos de urgência.

A situação de emergência é reconhecida diante de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um município, estado ou região, decretada em razão de desastre, com comprometimento parcial da capacidade de resposta aos prejuízos, conforme a classificação estabelecida pela Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Andradina.

Nos siga no Google Notícias