A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

14/03/2011 17:43

Deficiente auditivo consegue direito de continuar curso em universidade

Viviane Oliveira

O acadêmico frequentava as aulas por conta de uma decisão judicial

João Paulo Romero Miranda, deficiente auditivo, conseguiu o direito de frequentar o curso de Letras com habilitação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) oferecida pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourado) em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

João Paulo frequentava as aulas por conta de uma decisão judicial, que poderia ser cassada a qualquer momento. O processo judicial que João ajuizou contra as universidades transitou em julgado, ou seja, não há mais possibilidades de recurso e ele terá o direito de continuar o curso até o final. No primeiro semestre de 2008, João foi aprovado no vestibular para o curso de Letras.

Ele foi impedido de fazer a matrícula porque não havia concluído o terceiro ano do ensino médio. O estudante acionou a Defensoria Pública da União que em junho de 2008 ajuizou ação na Justiça Federal, defendendo o direito dele fazer a matrícula. O MPF (Ministério Público Federal) foi favorável à ocupação da vaga pelo estudante.

A justiça Federal de Dourados negou o pedido e o MPF ajuizou recurso no Tribunal Federal da Terceira Região. Em abril de 2009, o Tribunal deu ganho de causa ao estudante, determinando que a UFGD efetivasse a matrícula. Em fevereiro 2010 a justiça de Dourados garantiu a legalidade de matrícula de João no curso.

A decisão se baseou na regra de que a Constituição Brasileira dá proteção aos portadores de deficiência, assegurando inclusão social e no mercado de trabalho. No início desse ano, João foi aprovado em um concurso para professor temporário na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul.

Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...
Sobrinho mata tio com facada no coração e se entrega para polícia
Elpídio Corrêa Mendes, 39, foi morto esfaqueado pelo sobrinho, Tiago Corrêa Mendes, 20, na manhã deste sábado (3) em Naviraí, distante 366 km de Camp...



Parabéns João Paulo, que deus te proteja nesta caminhada. Só fico triste em saber que você só conseguiu após ter entrado com recursos a sua aprovação no curso em2008 nãao foi levada em consideração, mas ainda bem que algum artigo dessas tantas leis ainda são colocados em prática. Abraços.
 
rosimeire figueiredo em 14/03/2011 07:34:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions