ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Delegado implanta projeto contra drogas em escola para reduzir tráfico

Mariana Rodrigues | 19/05/2015 18:30
Delegado da Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves, idealizador do projeto. (Foto: Fernando Antunes)
Delegado da Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves, idealizador do projeto. (Foto: Fernando Antunes)

Projeto antidrogas quer levar conscientização através das disciplinas escolares para Costa Rica - distante a 305 km de Campo Grande. O delegado da Polícia Civil, Cleverson Alves, idealizador do programa "Costa Rica sem Drogas", afirma que um dos maiores problemas sociais do Brasil atualmente, é o consumo de entorpecentes.

Cleverson, natural da Bahia, está há cinco anos em Costa Rica e conta que o projeto envolve a comunidade e trabalha com prevenção, repressão e recuperação. "A repressão tem a finalidade de dificultar o acesso à droga, a recuperação é necessária para não deixarmos o usuário a mercê, porém a parte mais importante é a prevenção", explicou.

Segundo o delegado, o projeto trabalha com todo o tipo de prevenção e o alvo são as escolas, que concentram mais de 90% das crianças e adolescentes da cidade. "Trabalhamos com professores, onde eles são capacitados para que relacionem a droga a sua disciplina. Por exemplo, o professor de História faça um relato histórico das drogas, o professor de Química faça uma abordagem química, ou seja, cada professor adeque o tema a sua disciplina".

A capacitação desses professores seria por meio do Conselho Municipal Anti-drogas, Secretaria Nacional Anti-drogas ou até mesmo pelas entidades credenciadas para dar cursos de capacitação. Cleverson conta ainda que a abordagem vai variar conforme o grupo atendido, ou seja, o grau de instrução, idade, sexo, classe social, pois cada um deles têm uma forma diferenciada de ser abordado.

Além das escolas, o idealizador do programa está firmando convênio com as faculdades do município para que os acadêmicos de Letras e Pedagogia façam um trabalho de extensão de prevenção as drogas. Cada um vai desenvolver um trabalho de extensão voltado para sua área.

O projeto foi apresentado para o Governo do Estado, que já demonstrou interesse. "Eles disseram que tem interesse, na verdade eu disse que não precisa ser meu projeto, porque não adianta só colocar policiais a mais nas ruas. Se não fizer um trabalho com as famílias não vai adiantar de nada".

Balanço - Um ano depois do projeto ser implantado, o delegado conta que chegou a cumprir 200 mandados de busca e apreensão, todos relacionados ao tráfico. A cidade ainda possui traficantes, mas não tem mais boca de fumos. "Notamos que nossos crimes bárbaros caíram bastante, Costa Rica é uma cidade que não tem roubo a mão armada, o último caso registrado foi em janeiro, inclusive o autor é viciado em droga", conta.

Outra melhora relatada por ele foi a relação da polícia com a comunidade. Cleverson conta que hoje em dia os crimes não são investigados, pois a própria população denuncia. "No começo nós chegamos a manter 70 pessoas presas na delegacia, de um ano e meio para cá nossa média de presos é 20, dentre eles dois ou três são traficantes", disse.

Costa Rica está localizada a 305 km da Capital e se destaca por seus pontos turísticos. Segundo o delegado, atualmente a cidade é tranquila devido a diminuição dos crimes. (Foto: Reprodução)
Costa Rica está localizada a 305 km da Capital e se destaca por seus pontos turísticos. Segundo o delegado, atualmente a cidade é tranquila devido a diminuição dos crimes. (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias