A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

27/06/2013 17:34

Depois de 5 dias de temporal, Japorã decreta situação de emergência

Helton Verão
Dos 30 mm esperado de domingo até hoje, choveu mais de 380 mmDos 30 mm esperado de domingo até hoje, choveu mais de 380 mm

O prefeito Vanderley Bispo de Oliveira (PT) do município de Japorã (distante a 487 quilômetros da Capital) decretou situação de emergência, após cinco dias de chuvas quase ininterruptos. Segundo informações da prefeitura, 23 famílias que moravam nas comunidades rurais tiveram que deixar suas casas. Mais de 2 mil alunos ficaram sem aula neste período.

Veja Mais
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Condutor abandona veículo carregado com 800 kg de maconha na BR-163

As principais vias de acesso como a MS 386 e a Linha Internacional tornara-se intransitáveis provocando inclusive seu fechamento em vários pontos. Dos 24 ônibus escolares apenas dois têm transitado nesses dias, isso por que são as linhas que percorrem o perímetro asfaltado.

Dos 2.334 mil alunos das duas escolas municipais, Polo José de Alencar e Aldeia Guarani e todas suas extensões, poucos deles conseguiram chegar à aula. “Só chegou quem não dependia do transporte público ou podia ir a pé”, conta o Secretário de Planejamento do Município e coordenador da Defesa Civil, Walter Silva.

Apesar da escola estadual Japorã estar no trecho asfaltado, a maioria dos alunos também não conseguiram ir as aulas por dependerem também do transporte escolar. “O único ônibus que tentou buscar os alunos atolou e tivemos que socorrer”, comenta Walter.

Segundo o representante da prefeitura, o município tem apenas uma retroescavadeira. O outro equipamento que a prefeitura possuía, uma pá carregadeira estava com defeito e teve de ir para a manutenção.

Com apenas uma máquina, município irá pedir ajuda ao governador e até a presidente Com apenas uma máquina, município irá pedir ajuda ao governador e até a presidente

“Não temos equipamentos, 95% da cidade não tem asfalto. Nossa única maquina tenta dar suporte com terra em alguns trechos. Já gastamos o dinheiro de um ano todo nesta semana”, avalia o coordenador.

Leite – A capacidade de armazenar leite do município é de 15 mil litros, nos últimos três dias nenhum litro foi reposto.
Segundo números da Defesa Civil de Japorã, estava previsto chover 30 milímetros, mas de domingo para cá, já foram mais de 380 milímetros.

O prefeito Vanderley Bispo de Oliveira irá viajar para Campo Grande nesta sexta-feira para pedir ajuda ao governador André Puccinelli. Ainda cogitam o pedido de ajuda a presidente Dilma Rousself.

Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...
Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário
Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - completa no domingo (11) 63 anos de emancipação e vai receber várias atrações para comemora...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions