ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Depois de anos queimando lixo, comunidades ribeirinhas terão coleta de resíduos

Bruno Chaves | 07/08/2013 15:48
Comunidades ribeirinhas terão acesso à coleta de lixo (Foto: Divulgação/MPF)
Comunidades ribeirinhas terão acesso à coleta de lixo (Foto: Divulgação/MPF)

Em um prazo de 90 dias, a Prefeitura de Corumbá deverá fornecer coleta de lixo às comunidades ribeirinhas Porto da Manga e Passo do Lontra, localizadas na estrada Parque Pantanal Sul, com entrada pela BR-262. As comunidades nunca tiveram o serviço de coleta de resíduos sólidos e são obrigadas a queimarem seus lixos.

A iniciativa partiu do MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul), que propôs um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) ao Executivo Municipal para que os ribeirinhos tivessem acesso à coleta de lixo, já que ela “é um serviço público essencial, imprescindível à manutenção da saúde pública, e o acúmulo de lixo pode acarretar a disseminação de doenças, em prejuízo da população que ali reside”.

Conforme informações do órgão federal, a coleta nunca foi realizada na Comunidade Porto da Manga. Por isso, o lixo acumula na beira do Rio Paraguai. Os 120 habitantes não possuem água tratada, saneamento básico e nem atendimento médico regular.

O local em que eles vivem é conhecido por ecoturistas que visitam a Estrada Parque. O turismo de pesca, praticado com frequência, a única fonte de renda para os ribeirinhos. O trabalho deles envolve a comercialização de iscas-vivas para pescadores ou atravessadores, serviços a pousadas, locação de quartos para pescadores e pilotagem de barcos turísticos.

No Passo do Lontra, a situação se repete. A comunidade fica à beira do Rio Miranda e cerca de 30 famílias vivem dos serviços prestados ao turismo de pesca esportiva. Sem saneamento básico, os resíduos das 150 pessoas da comunidade acumula-se abaixo das casas, construídas sobre palafitas.

Segundo o artigo 10 da Lei 12.305/2010, cabe aos municípios “a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais”.

Como a prefeitura de Corumbá não presta o serviço, os moradores se veem obrigados a incinerar o lixo em terreno marginal, geralmente em APPs (Áreas de Preservação Permanente), o que acarreta sérios danos ambientais.

Com a assinatura do TAC entre o MPF e a Prefeitura de Corumbá, o município tem o prazo de 90 dias para iniciar a coleta, sob pena de multa de R$ 5 mil, acrescida de multa diária de mil reais.

Nos siga no Google Notícias