ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Depois de registrar 10º maior cheia, nível do rio Miranda começa a baixar

Renata Volpe Haddad | 11/03/2016 10:00
Nível do rio Miranda começou a baixar nesta sexta-feira (11). (Foto: Ronaldo Martins)
Nível do rio Miranda começou a baixar nesta sexta-feira (11). (Foto: Ronaldo Martins)

O nível do rio Miranda registra nesta sexta-feira (11), 7,50 metros, após atingir 7,61 metros na tarde de quarta-feira (9), segundo a Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Porém, mesmo com a baixa do nível, as 12 famílias desabrigadas em Miranda, distante 201 km de Campo Grande, vão poder retornar para as casas em apenas uma semana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Roberto Lopes Ferreira, a população está otimista com a baixa do nível. "Todo mundo daqui estava apavorado porque o rio continuava subindo e agora tudo está normalizando", alega.

Para que as famílias que estão desabrigadas retornem às suas casas, é preciso que o nível do rio fique abaixo de 5,79 metros. "Creio que na próxima semana isso não seja possível, apenas a partir do dia 20 de março, quando o retorno será mais seguro", explica.

Nove famílias estão alojadas no Parque de Exposições do município desde fevereiro, quando deu a primeira cheia do ano, no rio Miranda. Outras três famílias, foram retiradas pela Defesa Civil nesta semana e estão em casas de parentes. São mais de 60 pessoas desabrigadas.

Segundo a Sala de Situação, a maior cheia foi em maio de 1992 com nível de 7, 90 metros.
O nível ultrapassou a décima maior cheia na quarta-feira (9), nos 52 anos monitorados que correspondia a 7,50 metros.

A Estação Estrada MT-738, localizada na rodovia MS-345, atingiu no dia 3 de março, o nível de 9,87 metros, que corresponde a 4ª maior cheia em severidade em 46 anos de monitoramento.

A maior cota foi em abril de 2013 de 1,060 metros, segundo Estudos Hidrológicos realizados pela Sala Situação do Imasul.

Nos siga no Google Notícias