ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Detento se irrita, empurra e agride agente penitenciário dentro de cela

Renata Volpe Haddad | 19/01/2016 15:35
Lucas Henrique empurrou e chutou agente penitenciário na última quinta-feira (14). (Foto: Reprodução)
Lucas Henrique empurrou e chutou agente penitenciário na última quinta-feira (14). (Foto: Reprodução)

Lucas Henrique da Costa, 21 anos, foi transferido para uma presídio de Segurança Máxima de Campo Grande após xingar, empurrar e chutar um agente penitenciário na última quinta-feira (14) em Corumbá, distante 419 km da Capital. Um vídeo que está circulando pela internet, mostra a ação do acusado dentro da cela.

O caso aconteceu no estabelecimento penal masculino do município e o preso em questão foi condenado pela prática de crime sexual. As imagens foram gravadas pelo circuito interno de câmeras do presídio e divulgadas hoje.

Nas imagens é possível ver que o agente penitenciário entra em uma cela com três presos. Lucas começa a gritar com o servidor, o empurra e outro agente segura o rapaz. A vítima não reage e o preso chuta o servidor público. Um terceiro agente aparece para conter Lucas, que continua agressivo e a cela é fechada em seguida.

Segundo o diretor da Agepen/ MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul, Ailton Stropa, as imagens divulgadas mostram atitudes que se tornaram rotinas nos presídios. "O vídeo é de uma câmera interna de monitoramento e as imagens mostram a rotina dos agentes penitenciários, porque nem todo preso é educado, e eles estão ali porque cometeram algum crime", afirma.

Lucas foi transferido para um presídio de segurança máxima e vai ficar em cela disciplinar por 10 dias. "Foi aberto um procedimento administrativo para apurar o caso e o agente penitenciário registrou um boletim de ocorrência contra o preso. Todas as providências foram tomadas", alega Ailton.

De acordo com o diretor da Agepen, o detento justificou a agressão dizendo que se irritou com o agente que chamou sua atenção. A situação aconteceu quando Lucas saiu de sua cela e caminhava em direção ao pavilhão administrativo, sem autorização."Sendo assim, o servidor abordou o interno que foi agredido verbalmente e fisicamente", avalia.

O diretor da Agepen comenta ainda que como as imagens são de câmera interna, um servidor público deve ter divulgado. "Estamos instaurando uma sindicância para apurar quem divulgou as imagens, pois elas são de consumo interno para nossa segurança e não podem circular por aí, porque as pessoas começam a conhecer a planta do presídio", informa.

O nome do agente penitenciário foi preservado. Assista ao vídeo:

Nos siga no Google Notícias