A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

24/12/2010 14:02

População cobra presença de Bombeiros em Sidrolândia

Jorge Almoas e Ricardo Campos Jr.

Incêndio em comércio evidencia necessidade de corporação no município

Chamas foram controladas com uso de 47 mil litros de água (Foto: João Garrigó)Chamas foram controladas com uso de 47 mil litros de água (Foto: João Garrigó)

O fogo que destruiu boa parte do centro comercial Nutri Shopping em Sidrolândia, município a 71 quilômetros, trouxe à tona a necessidade que os moradores sentem de uma corporação do Corpo de Bombeiros na cidade. De acordo com a população, as viaturas dos bombeiros demoraram cerca de 1 hora para vir de Campo Grande.

Alguns moradores dizem que a prefeitura chegou a solicitar um destacamento do Corpo de Bombeiros, mas que uma indecisão a respeito do local onde seria instalado, não fez com que o projeto fosse levado adiante.

O Corpo de Bombeiros contabiliza gasto de 47 mil litros de água para conter as chamas, que, a princípio, tiveram início na padaria do centro comercial. Foram 27 mil litros dos dois carros do Corpo de Bombeiros, 10 mil de uma terceira viatura e cinco mil de mais um veículo.

A prefeitura de Sidrolândia destacou dois caminhões pipa e algumas propriedades rurais também enviaram quantidades de água em caminhões pipa para ajudar no controle do incêndio.

Na véspera do Natal, o trágico acontecimento movimentou o centro de Sidrolândia. Muitas pessoas acompanhavam o incêndio das ruas e do terminal rodoviário que fica ao lado. Celulares e câmeras digitais foram usados para registrar este que é considerado o maior incêndio da história de Sidrolândia.

 População cobra presença de Bombeiros em Sidrolândia

“Nunca vi nada desse jeito por aqui. A cidade está crescendo e está mais do que na hora de ter um Corpo de Bombeiros para nós”, comenta o serralheiro Gilenno Barreto Fagundes.

A opinião de Gilenno é referendada pela dona de casa Dionízia Rojas, de 56 anos. Ela já trabalhou no Nutri Shopping e se diz muito comovida com a tragédia.

“O Corpo de Bombeiros demorou demais. A véspera do Natal perdeu o encanto com esse acidente. Imagina o dono, que é tão gente boa, o tanto que deve estar sofrendo”, afirma Dionízia.

Diego Foscaches Pavei, de 21 anos, filho do proprietário do centro comercial, ainda não conseguiu calcular o prejuízo do negócio da família. Mas adianta que o prédio tem seguro.

“Eu acredito que possa ter havido um curto-circuito na câmara fria, e o fogo subiu para o forro de PVC. No momento do incêndio só tinha funcionários trabalhando”, contou Diego.

Algumas pessoas tentaram entrar no prédio durante o incêndio para retirar fogos de artifício, o que poderia causar uma explosão, mas nada foi encontrado.

Um dos bombeiros que trabalha no controle do incêndio adiantou ao Campo Grande News que a maior parte do trabalho foi concluída.

“Estava controlado, mas acho que não vou cear em casa esta noite”, lamentou o bombeiro, acrescentando que há risco de desabamento no local.

No centro comercial trabalham 100 pessoas.




Meus queridos, soube terça feira do acontecido, fico muito triste por vocês, sei da luta de todos em construir o parimonio de vocês, nada veio de graça , tudo que vocês conquistaram foi com trabalho e muito suor. Deus..tenho certeza, esta olhando pela família de vocês e dos funcionários. Como conheço muito bem o Dalto e a Jeisy, jamais faltara ajuda a seus funcionários. Vocês vão reconstruir tudo isso tenho certeza, se precisarem de mim me chame, estarei sempre ao lado de vocês.Abraço forte...
 
Elisabet Brülinger Pavei em 28/12/2010 04:04:58
amigo dalton , voce tem muita sabedoria ,para dar a volta por cima , uma capacidade invejavel de resolver problemas , amanha sera outro dia , e com certeza deus vai te iluminar para que voce de a volta por cima .
feliza ano novo pra voce e familia
 
getulio quintana em 26/12/2010 08:18:07
O fato ocorrido em Sidrolândia, pode acontecer a qualquer momento na maioria dos municipios de MS, onde não existe unidades do Corpo de Bombeiros. Porem, quando existe uma liderança inteligente no municipio, costuma se elencar quais os pontos sensiveis existentes e buscar soluções p/ o problema. Onde está escrito que somente o Governo do estado é que pode instalar uma Guarnição de Bombeiros no Município? Regacem as mangas, procurem quem pode treinar e busquem os meios necessarios visando criar um Bombeiro Municipal, Bombeiros Voluntário etc, para que fatos como esse se acontecerem (e vão acontecer), tenham açoes de prejuízos minorados ao máximo. Nos elegemos os políticos, porem cabe a sociedade organizada fazer acontecer. Não podemos esperar que o prejuízo ocorra na nossa sala, ou venha ceifar vidas de nossos queridos, para então pedir providências. SIDROLÂNDIA NÃO É UMA CIDADELA, exijam o respeito que vocês merecem.
 
VALTER ANTUNES DE OLIVEIRA em 25/12/2010 12:30:56
Ao amigo Dalto e sua familia nossa solidariedade neste momento de tristeza. Temos certeza de que, com sua capacidade de empreendedor, logo veremos no local um novo centro comercial reconstruido.
 
Rogério Zart em 25/12/2010 10:39:58
eu sei que tudo vai voltar ao normal pois deus esta no comando.
e espero que volte com mais alegria, simpatia e harmonia como sempre foram
mesmo depois dessa tragédia espero que vc dalto e toda a sua familia tenham um bom natal deus te abençoe
 
rallph barbosa em 25/12/2010 10:22:55
nossos sentimentos a familia nutrishoping!

Imaginamos a tristeza em nossos corações nesta tarde, ao ficar sabendo do ocorrido no mercado NUTRISHOPING, mudou tudo nesta data para nós, da wj, um Natal de Luto para nós Comerciantes sidrolandenses, no momento só pediamos para que Deus os Ilumine- a esta família e seus funcionários.

Força Daltro sabemos do seu potencial.


WJ COMERCIO DE MAQUINAS E IMPLEMENTOS AGRICOLAS LTDA.

waldir e funcionarios.


 
waldir gomes de rezende (wj) em 25/12/2010 08:59:57
Lamentamos o ocorrido na cidade de Sidrolândia/MS. Com certeza, em menor espaço de tempo, tudo se resolverá. Só não concordamos com os comentários talvez maldoso sou por falta de conhecimento, sobre a atuação dos bombeiros militares nesse episódio. Todos devem ter respeito e consideração aos soldados do fogo.. Não misture ações de socorro, com políticas públicas. Em Sidrolândia/MS, já existe moradores treinados em ações de Defesa Civil; falta é implementação de projetos voltados para a Segurança Global da Polpulação e mais treinamento.
Respeitem os bombeiros militares, por favor.
 
Sebastião Octávio RAYOL - Defesa Civil/PMCG/MS em 25/12/2010 07:54:53
E verdade deve de custar muito para o governo do estado manter uma unidade do corpo de bombeiros em algumas cidades do estado, mas ai em Sidrolandia temos grandes empresas instaladas, e o recolhimento de impostos do municipio e bem siginificativo. E verdade deve custar muito mesmo ao estado, mas para para essa familia quanto custou? uma vida toda de trabalho, e sera que custaria tanto manter uma pequena guarnicao com viaturas. Custaria menos que o aumento absurdo que esta sendo aprovado para esses camaradas que se dissen nossos representantes.
apesar de nao lhe conhecer senhor Dalto desejo forcas ao senhor e seus familiares e funcionarios.
 
isvani caaceres de souza em 25/12/2010 01:21:19
Imagina a tristeza em nossos corações nesta tarde, ao ficar sabendo do ocorrido mudou tudo nesta data para nós, um Natal de Luto para nós Comerciante, no momento só pedia
para que Deus os Ilumina-se esta família e seus funcionários nossos sentimento.
 
Ana, Claudemir, Kharol e Khariny Trazzi em 24/12/2010 11:08:47
Estou em viagem para interior de Sao Paulo aonde recebi a noticia em que a loja situada em Sidrolandia o Supermercado Nutryshoping a mesma tinha pegado fogo fiquei bastante triste pois estive na loja na sexta feira para conhecer a mesma , porque era uma loja que ainda não a conhecia ,na visita Sr. Dalto nos mostrou todas as dependencias da mesma e tambem a reforma que esta sendo feita para melhorar o atendimento e modernizar a loja para o conforto de seus clientes ,estamos tristes pelo que aconteceu mas pelo que conheço do empreendedorismo do Sr. Dalto esta loja estara funcionando o mais breve possivel e ainda mais moderna do que ele vinha fazendo , e conte com a minha ajuda ,fique todos com Deus.
 
Luiz Carlos A. de Souza em 24/12/2010 08:57:33
Que grande tragédia foi essa, mas graças a Deus
ninguem se ferriu. Nós sidrolandenses estamos muitos chocados pq a cidade necessita de um destacamento do corpo de bombeiros aqui tbm. é uma vergonha para sidrolândia que a cada dia está crescendo mais.
 
eliane mendes dos santos em 24/12/2010 08:44:00
Com certeza o meu natal não sera feliz como deveria ser, pois conheço o Dalto a mais de 20 anos e acompanhei toda a sua luta para a concretização de sua Empresa. Sinto muito não pelo dinheiro que se perde mas pela obra que foi realizada com muito trabalho e abnegação. Ainda hoje sou forencedor e continuarei sendo pois tenho certeza que o Dalto juntamamente com sua familia e seus funcionários reerguerão a empresa melhor do que era.

FORÇA DALTO!!!
 
João Carlos Maciel em 24/12/2010 08:24:00
Fiquei comovido e muito triste com essa noticia. Sr Dalto que Deus te ilumine e d~e forças ao senhor e sua familia. um grande abraço.
 
leonardo dorneles (papel brasil) em 24/12/2010 07:34:00
O Corpo de bombeiros perdeu o encanto????? O que é isso??....essa senhora da matéria não sabe o que está falando...Essa é a única instituição publica que merece todo nosso reconhecimento...sempre atuam em locais de emergencia, enquanto todos fogem, lá estão eles firmes e fortes para combater e proteger qualquer que seja a situação...A vergonha e a cobrança deve ser de mais unidades de bombeiros espalhadas pelo Estado e uma melhor remuneração para eles... e não culpa-los por demorar em um deslocamento de 70 km...???!!!!!!e outra o fogo depois de alastrado fica incontrolavel...em um mercado grande como foi tem muito material que ajuda a espalhar rapido esse incendio!! PENSEM NISSO!!!
 
Cristina Santiago em 24/12/2010 07:32:15
Manter uma unidade de CBM não é barato, e não existe uma demanda tão grande assim, seria mais fácil criar uma unidade de bombeiros voluntários, para que esses possam amenizar a situação até a chegada dos bombeiros de CG.
 
Jacson em 24/12/2010 06:32:20
Trabalhei nessa empresa como consultor, fiquei super comovido com o ocorrido e imagino a tragédia que as pessoas enfrentam nesse momento. Fico solidário ao amigo Dalto e sua Familia. Estaremos nos movimentando para novamente colocar essa empresa como uma das mais respeitadas de Sidrolandia. Aos amigos e funcionarios um abraço, e lembro que esse é um momento de união e sentimentos para voltarmos ao trabalho e erguer a cabeça e recomeçar um NOVO ANO.
Abraços
 
Marcos Ruiz em 24/12/2010 05:56:00
O centro comercial possuia sim extintores, mas no que diz respeito, infelizmente no local onde se iniciou o incendio, haviam, papel higienico, fraldas o que fez com que o fogo ganhasse proporção de forma muito rápida, e infelizmente as prateleiras eram de madeiras o que só contribuiu para que o fogo ganhasse volume.

Agradeço a toda a população de sidrolândia que está nos apoiando, infelizmente algumas pessoas acharam isso muito bom, mas do mesmo modo, eu agradeço do fundo do coração e desejo a todos um feliz natal,

obrigado mais uma vez, e até 2011.
 
Diego Foscaches Pavei em 24/12/2010 05:03:14
Se gastam tanto dinheiro com coisas avulsas,ea necessidade ea infra-estrutura de nossa cidade fica a desejar....espero que as autoridades competentes tomem consiencia da importancia de um corpo de bombeiros em sidrolandia,poxa vida isso entristece a todos os moradores!!
 
luan andrei em 24/12/2010 04:10:28
nossa! isso é realmente muito triste, mas o mesmo DEUS que te deu forças e poder pra construi-lo, te dará forças para reconstrui-lo. que ele te abençoa, abençoa a sua familia, e siga enfrente vc é uma pessoa iluminada e vitorioso vc e sua familia está em minhas orações fik com DEUS fik na paz! abraços.
 
Nilza Campo Grande ms em 24/12/2010 03:14:54
CADEEEEEEEEEEE GENTE GOVERNO OU VAI ESPERAR CAIR OS DENTES DE QUEM JA TA NO BOMBEIRO COLOCA MAIS GENTE E PROMOVE ESSES SOLDADOS ANTIGOS INCENTIVEM ESSES HEROIS
 
Fernanda Muniz em 24/12/2010 02:42:31
nossa senhora só de ver eu ja me desesperei com essa imagem, e meu pai me ligou na hora do fogo, eu no momento eu morro em campo grande, mas minha familia toda morra na cidade, mas força daltro e familia,,,,,, abços
 
edmilson marinho gomes ( misso ) em 24/12/2010 02:38:46
Um centro comercial igual esse nâo tinha nem um sistema contra incendio, ou estintores, que pelo menos para conter o inicio do incendio.
 
Jefferson Benedito em 24/12/2010 02:33:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions