ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Diretor avisa que Detran pode retirar lombadas de Dourados

Fabiano Arruda | 26/04/2011 09:34

Equipamentos devem ser desligados até o mês que vem na 2ª maior cidade do Estado

O diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Santos Pereira, criticou a decisão do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), que suspendeu o convênio com o departamento em relação às lombadas eletrônicas do município. Os equipamentos devem ser desligados até maio e, caso isso ocorra, o Detran pode retirar as lombadas da cidade.

Diferente de Campo Grande, onde o contrato com as lombadas é feito entre empresa e prefeitura, em Dourados, segundo Santos Pereira, o convênio é entre Detran e município.

“A empresa não arrecada nada e as multas vão direto para os cofres do Estado”, contestou.

O diretor-presidente do Detran confirmou que uma das reivindicações da prefeitura de Dourados é ter participação nas multas e admitiu que a intenção do órgão com as lombadas é reorganizar o trânsito das vias douradenses ao invés de arrecadar.

Sobre o contrato com a empresa, Santos Pereira atesta que a contratação ocorreu por meio de licitação e a mesma oferece 300 faixas de lombada em todo Estado. “Foi feito um convênio público que passou pelo crivo do Tribunal de Contas”, justificou.

Em relação à informação de que as lombadas estariam causando danos ao asfaltamento de Dourados, o diretor do Detran também rebateu. Disse que foram realizados estudos técnicos de viabilidade e chamou a sinalização de trânsito do segundo maior município do Estado de precária.

“O município não tem capacidade de cortar um galho (para melhorar a visibilidade da lombada). Estou respondendo a prefeitura de Dourados e, caso os equipamentos fiquem desligados, vamos retirar, o que, infelizmente, pode aumentar o risco de aumentar o número de acidentes”, garantiu.

O caso - Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de Dourados explica que o convênio foi firmado na administração anterior, do prefeito Ari Artuzi.

Entre os motivos que levaram à decisão está a não participação na arrecadação com as multas, falta de acesso às informações do sistema de multas, além da sinalização precária, danos ao asfalto e locais inadequados para instalação das lombadas.

“A instalação das lombadas eletrônicas autorizado na administração passada não traz qualquer benefício para o município. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, afirmou Murilo. Em contrapartida, o prefeito garantiu que Dourados terá uma agência municipal de trânsito.

Nos siga no Google Notícias