A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

26/04/2011 09:34

Diretor avisa que Detran pode retirar lombadas de Dourados

Fabiano Arruda

Equipamentos devem ser desligados até o mês que vem na 2ª maior cidade do Estado

O diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Santos Pereira, criticou a decisão do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), que suspendeu o convênio com o departamento em relação às lombadas eletrônicas do município. Os equipamentos devem ser desligados até maio e, caso isso ocorra, o Detran pode retirar as lombadas da cidade.

Diferente de Campo Grande, onde o contrato com as lombadas é feito entre empresa e prefeitura, em Dourados, segundo Santos Pereira, o convênio é entre Detran e município.

“A empresa não arrecada nada e as multas vão direto para os cofres do Estado”, contestou.

O diretor-presidente do Detran confirmou que uma das reivindicações da prefeitura de Dourados é ter participação nas multas e admitiu que a intenção do órgão com as lombadas é reorganizar o trânsito das vias douradenses ao invés de arrecadar.

Sobre o contrato com a empresa, Santos Pereira atesta que a contratação ocorreu por meio de licitação e a mesma oferece 300 faixas de lombada em todo Estado. “Foi feito um convênio público que passou pelo crivo do Tribunal de Contas”, justificou.

Em relação à informação de que as lombadas estariam causando danos ao asfaltamento de Dourados, o diretor do Detran também rebateu. Disse que foram realizados estudos técnicos de viabilidade e chamou a sinalização de trânsito do segundo maior município do Estado de precária.

“O município não tem capacidade de cortar um galho (para melhorar a visibilidade da lombada). Estou respondendo a prefeitura de Dourados e, caso os equipamentos fiquem desligados, vamos retirar, o que, infelizmente, pode aumentar o risco de aumentar o número de acidentes”, garantiu.

O caso - Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de Dourados explica que o convênio foi firmado na administração anterior, do prefeito Ari Artuzi.

Entre os motivos que levaram à decisão está a não participação na arrecadação com as multas, falta de acesso às informações do sistema de multas, além da sinalização precária, danos ao asfalto e locais inadequados para instalação das lombadas.

“A instalação das lombadas eletrônicas autorizado na administração passada não traz qualquer benefício para o município. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, afirmou Murilo. Em contrapartida, o prefeito garantiu que Dourados terá uma agência municipal de trânsito.

Por não receber parte das multas, Murilo manda desligar lombadas em Dourados
Diversos problemas causados pelas lombadas eletrônicas levaram o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), a suspender o convênio com o Detran (Depa...
Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...
Sobrinho mata tio com facada no coração e se entrega para polícia
Elpídio Corrêa Mendes, 39, foi morto esfaqueado pelo sobrinho, Tiago Corrêa Mendes, 20, na manhã deste sábado (3) em Naviraí, distante 366 km de Camp...



“A empresa não arrecada nada e as multas vão direto para os cofres do Estado”, contestou.[sic]
o diretor do Detran diz que quem arrecada é o estado, e não a empresa que instalou as lombadas, tah bom!!! a empresa que passou ate no fantastico está fazendo caridade para o Detran -MS...
o prefeito de Dourados está correto em desligar essas lombadas, as mesmas estão em locais impensáveis, se proliferaram como praga no des-governo Artuzi, voce passava num dia em uma rua e nao inha nada, no outro ja estava sendo multado por lombadas que simplesmente ''brotavam'' sem critério algum. DESLIGA JÁ!
 
Sebastiao Santos em 26/04/2011 10:06:14
Em vez de lombadas eletronicas, porque não criar as lombadas tradicionais de concreto nos locais de maior risco.
Essas sim não oneram o motorista.
Mais dai aonde q as prefeituras,detrans e outras pessoas irão arrecadar ?
É uma vergonha, vir esse diretor do DETRAN(nomeado politicamente) alegar q a retirada
das lombadas irão aumentar os acidentes.
Os acidentes continuarão com ou sem lombadas, pois o q falta é educação dos motoristas, e punição severa.
Essas lombadas, redutores e pardais nada mais são do que uma ilegal forma de meter a
mão no bolso do povo.
 
Marco Aurelio em 26/04/2011 01:08:24
Isso tudo porque as ruas de Dourados estão muito bem conservadas: quem tiver um tanque de guerra, trator, pickup monstro ou disco voador consegue circular pelo centro de Dourados sem problema nenhum. E o melhor de tudo é que com esse veículos nem precisa se preocupar com as lombadas, é só passar por cima.
 
Alan Ale Abdallah em 26/04/2011 01:00:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions